Mais Lidas

Prefeitura apreende sete veículos e aplica 89 multas em operação contra transporte irregular

Ação foi realizada em frente ao Hospital Municipal Albert Schweitzer, em Realengo

Ação da Prefeitura foi em frente ao Hospital Municipal Albert Schweitzer, em Realengo
Ação da Prefeitura foi em frente ao Hospital Municipal Albert Schweitzer, em Realengo -
A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), realizou, nesta quarta-feira, uma fiscalização contra transporte irregular em frente ao Hospital Municipal Albert Schweitzer, em Realengo, na Zona Oeste. A ação contou com 16 agentes, entre fiscais da SMTR, guardas municipais e policiais militares e apoio da Coordenadoria Especial de Transporte Complementar (Ctec) e ao todo, 89 multas foram aplicadas e sete veículos foram apreendidos.
Segundo a prefeitura, dos veículos apreendidos havia um táxi de outro município, que realizava transporte irregular de passageiros na cidade do Rio; uma moto, cujo motociclista não tinha habilitação; e cinco vans que realizavam transporte alternativo fora da área de planejamento autorizada e que estavam com pneus carecas e irregularidades administrativas. Além de terem os veículos removidos, os sete condutores foram autuados.
Além disso, outras 25 multas foram direcionadas a motoristas de vans por infrações, como uso de celular ao volante, falta de cinto de segurança e avanço de sinal vermelho.
"Vamos continuar atuando para combater o transporte irregular na cidade. Para isso, contamos com a contribuição da população no registro de queixas sobre os serviços, a fim de direcionar as ações e fazer as cobranças necessárias aos operadores, que devem atuar com responsabilidade e comprometimento", destacou o secretário municipal de Transportes, Paulo Jobim.
As equipes também encontraram carros particulares com led indicando o nome do aplicativo de transporte de passageiro, o que não é permitido pelo Código de Trânsito Brasileiro e foram realizadas oito autuações pela irregularidade. Outras quatro multas foram aplicadas por documentação vencida e carro circulando sem placa.
Durante a fiscalização, os agentes ainda flagraram outras infrações, como motorista falando ao celular enquanto dirigia, falta do uso do cinto de segurança e estacionamento irregular. Outras 45 autuações foram registradas.
"As ações de fiscalização da SMTR seguirão reforçadas em diversos pontos da cidade, inspecionando os diferentes modais de transportes municipais, com o objetivo central de aperfeiçoar os serviços ofertados à população. O cidadão carioca precisa e merece ser transportado com qualidade e segurança pela cidade, especialmente neste momento delicado de pandemia do novo coronavírus", finalizou Allan Borges, subsecretário de Transportes.