Mais Lidas

Prefeitura do Rio anuncia liberação de festas e eventos em espaços abertos, mas com limites

Nova fase do plano de retomada de atividades econômicas do Rio permite música ao vivo em bares e restaurantes, mas não permite a pista de dança

Flávio Graça
Flávio Graça -
A Prefeitura do Rio anunciou, nesta quinta-feira, a fase 6B, que libera eventos em espaços abertos e festas em locais fechados, ambos com restrição de público. Na categoria estão incluídos aniversários, casamentos, formaturas, confraternizações e inaugurações, entre outros, sempre com um terço da sua capacidade.
"Shows e eventos com reserva de lugar poderão abrir, respeitando o espaçamento”, detalha Flávio Graça, superintendente da Vigilância Sanitária. “Na questão dos bares e restaurantes, continuamos com algumas restrições, mas será permitido ter música ao vivo sem pista de dança”, acrescenta ele.
Ainda segundo Graça, estão liberados lonas, circos e feitas culturais, com o cumprimento das regras de ouro, sem ultrapassar a regra de 4 m² por pessoa. Segundo ele, boates, rodas de samba e escolas de samba ainda não estão liberados para abrir. Graça explicou que passa a ser permitido o café e a sala de espera em estéticas e nos salões de beleza. Nas academias, serão permitidas as aulas de hidroginástica, mas mantendo o distanciamento.
"Na parte da educação, com a abertura, as escolas privadas abrem voluntariamente, de acordo com a sua capacidade e o seu compromisso na manutenção das regras de ouro. Elas podem utilizar do sistema híbrido-online e presencial. As escolas do município estão na fase de readequação e estão sendo preparadas. As feiras de negócios estão abertas a partir de hoje respeitando um terço da capacidade", afirma o superintendente da Vigilância Sanitária.