Mais Lidas

Voto consciente

Manual ensina a votar de forma responsável

O Manual do Voto Consciente é um projeto feito pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) que tem como principal objetivo explicar ao eleitor como se deve votar de forma responsável, tanto para prefeito quanto para vereador nas Eleições 2020.

Segundo o voluntário do programa Eleitor do Futuro da Escola Judiciária do TRE-RJ, Alexandre Meira, "o voto consciente é aquele que aponta ao eleitor que o votado é quem está mais apto para atender às demandas da população, às demandas da comunidade".

Entenda o passo a passo

Para não ser influenciado ou enganado, Meira explica que é necessário que o eleitor cumpra seis etapas para alcançar o ato de votar conscientemente. A primeira é "conhecer a função dos cargos que os candidatos estão concorrendo", ou seja, é importante saber o que um prefeito faz e o poder de ação de um vereador. Assim, o eleitor poderá cobrá-los futuramente.

A segunda etapa é "conhecer os candidatos, os partidos e as coligações". O voluntário afirma que um candidato nunca está sozinho. Ele está à frente de um partido ou de uma coligação que tem várias ideias, várias ideologias, que são, na verdade, inúmeras propostas. "Quando você vota em um candidato, você nunca vota nele, você vota no partido dele", explica.

A terceira etapa para votar conscientemente é "conhecer as regras da democracia". Alexandre Meira explica que é fundamental saber como funciona o jogo democrático, ou seja, saber o que é permitido e o que é proibido durante uma disputa eleitoral.

Por exemplo, uma das regras que não é permitida é justamente a propagação de fake news (notícias falsas) para prejudicar ou desmoralizar os adversários.