Mais Lidas

Aedes aegypti são soltos para ajudar no combate à dengue em Belo Horizonte

Mosquitos modificados geneticamente carregam bactéria que pode ajudar no controle de doenças

Aedes aegypti são soltos em Belo Horizonte em alternativa de combate à dengue
Aedes aegypti são soltos em Belo Horizonte em alternativa de combate à dengue -
Diversos mosquitos Aedes aegypti foram soltos, na manhã desta segunda-feira (5), em Venda Nova, na região metropolitana de Belo Horizonte. Os mosquitos são geneticamente modificados. Eles tem uma bactéria chamada 'wolbachia', que pode ajudar no controle de doenças em humanos.

Vale ressaltar que o mosquito conhecido por transmitir dengue, zika e chikungunya, é indefeso para a população, mas eficaz no combate as doenças. A ideia, portanto, é utilizá-lo para ajudar no controle de outras doenças.

"Escolhemos essa regiões, pois tivemos grandes surtos das doenças aqui, mas a ideia é expandir para outras regiões", afirmou o secretário municipal de Saúde de Belo Horizonte, Jackson Machado Pinto.

Os mosquitos foram soltos em três aréas da região de Belo Horizonte. Segundo a secretaria municipal de saúde, os locais foram escolhos por conta do alto número de casos que estão acontecendo na região.

"A gente espera que nos próximos quatro anos tenhamos uma redução significativa no número de casos de doenças transmitidas pelo aedes aegypti", complementou Jackson Machado Pinto.

Para esta etapa do estudo, é esperada a produção de cerca de 275 mil mosquitos por semana.