Mais Lidas

Veja o que funciona no feriado da Nossa Senhora Aparecida no Rio

Cariocas devem ficar atentos aos estabelecimentos que não funcionarão no feriado para evitar fazer viagens perdidas

Shoppings terão esquema de funcionamento diferente do habitual
Shoppings terão esquema de funcionamento diferente do habitual -
Rio - Na próxima segunda-feira, dia 12 de outubro, é feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida. Assim como em todo país, serviços estarão fechados, como bancos e Correios. Os cariocas devem ficar atentos aos estabelecimentos que não irão abrir para evitar fazer viagens perdidas.
No caso dos Correios, neste sábado, o funcionamento será normal para as agências que já retomaram a abertura após as medidas de isolamento social da pandemia do coronavírus. Já na segunda-feira, dia do feriado, não haverá funcionamento do serviço. As agências retomam as atividades somente na terça-feira.
Já os bancos, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que não haverá atendimento nas agências no dia 12. As contas que vencem nesses dias podem ser pagas no dia útil seguinte sem acréscimo de multas ou juros. A regra não se aplica, no entanto, em pontos facultativos ou outros casos de impossibilidade de acesso a agências físicas.
A Febraban relembra dos canais alternativos para realização de operações bancárias. Internet banking, mobile banking, além de caixas eletrônicos podem ser utilizados para a maior parte das transações – como pagamento de contas, checagem de saldo e extrato, e transferências, por exemplo. Banco por telefone e correspondente também estão entre as alternativas de atendimento.

“Os meios eletrônicos podem ser uma alternativa prática e extremamente segura para realizar a maior parte das transações financeiras”, ressalta o diretor-adjunto de Operações da Febraban, Walter Tadeu de Faria.
Shoppings e centros comerciais
No Norte Shopping, no dia 12, as âncoras e megalojas funcionarão das 12h às 21h. As demais lojas e quiosques abrem das 13h às 21h e alimentação das 12h às 22h. O cinema funciona de acordo com a programação.

No Shopping Tijuca, as lojas vão ter funcionamento das 13h às 21h, e restaurantes das 12h às 22h. Os cinemas vão funcionar de acordo com o decreto municipal. As lojas, quiosques e restaurantes do Plaza Shopping Niterói vão funcionar das 12h às 20h, de acordo com a determinação da Prefeitura de Niterói.
Na Saara, no Centro do Rio, as lojas funcionarão normalmente neste sábado, das 9h às 14h. Mas, na segunda-feira, as lojas estarão fechadas.

Supermercados 
No supermercado Mundial, o funcionamento no feriado será até as 14h. Já nas unidades do Recreio, da Avenida Abelardo Bueno, na Barra da Tijuca, e Jardim Icaraí o horário de fechamento irá até as 18h. No Guanabara, o horário de funcionamento será normal, das 8h às 22h.
As lojas Assaí vão funcionar em horário normal durante todo o feriadão, das 7h às 21h. Apenas no domingo, o horário segue um período diferente, das 8h às 18h. As unidades do Pão de Açúcar funcionarão em horário normal nos dias 9 e 10, das 7h às 22h. As lojas Marquês de Abrantes, Paróquia, Américas, Jardim Botânico, Leblon, Voluntários da Pátria e Ingá abrirão das 7h às 23h. Nos dias 11 e 12, as lojas funcionarão das 7h às 21h. As lojas Marquês de Abrantes, Paróquia, Américas, Jardim Botânico, Freeway, Recreio, Leblon, Voluntários da Pátria e Ingá abrirão das 7h às 22h.  
Todas as lojas do Supermercado Extra também abrirão no horário normal no sábado e no feriado, das 7h às 22h. No dia 11, as unidades seguirão o horário padrão de funcionamento de cada loja, com exceção da unidade de Nova Iguaçu, que não abre aos domingos.
Transporte público 
O MetrôRio funcionarão com horário especial no feriado de Nossa Senhora Aparecida. Na segunda-feira, as estações abrirão às 7h e a operação se encerrará às 23h. Neste sábado e domingo, o horário de funcionamento seguirá normalmente. 

A transferência entre as linhas 1 e 2 será feita na estação Estácio. Já nos dias 10 e 11, a operação acontece nos horários regulares de fim de semana, com funcionamento no sábado das 5h à 0h, e no domingo das 7h às 23h. Em todos os três dias, haverá baldeação na estação Estácio para transferência entre as linhas 1 e 2.