Mais Lidas

Grande Rio chega a triste marca de 100 vítimas de bala perdida neste ano

Em 2019, a marca foi alcançada em 16 de julho, 88 dias antes

Confronto na Avenida Brasil acaba com PM morto e motorista baleado
Confronto na Avenida Brasil acaba com PM morto e motorista baleado -
Rio - Na manhã desta segunda-feira (12), um motorista identificado como Ismael Souza do Nascimento foi atingido por uma bala perdida quando passava de carro pela Avenida Brasil, na altura do Muquiço, em Guadalupe, na Zona Norte do Rio. Com Ismael, a Região Metropolitana do Rio de Janeiro atinge a marca de 100 vítimas de bala perdida este ano. Entre as 100 vítimas mapeadas pela plataforma Fogo Cruzado, 17 morreram e 83 ficaram feridas. Apesar de elevado, em 2019, número foi alcançado 88 dias antes, em 16 de julho.
O número de crianças atingidas chama atenção. Das 20 baleadas em 2020, 13 foram vítimas de bala perdida: destas, três morreram. Houve ainda 12 adolescentes (entre 12 anos e 18 anos incompletos) e 11 idosos (com idade igual ou superior a 60 anos) baleados: dois adolescentes e cinco idosos morreram.

Nem só os mais jovens e os mais velhos ficaram vulneráveis, dois cachorros também foram atingidos por bala perdida no Grande Rio este ano. Pixote, um cachorro de dois anos, foi atingido por uma bala perdida durante tiroteio na Vila Kennedy, bairro da Zona Oeste do Rio. Na ocasião, o animal se assustou com o barulho dos tiros durante uma operação policial na região e fugiu de casa, quando acabou sendo atingido na cabeça pelos disparos no dia 9 de fevereiro.
67 pessoas foram atingidas por bala perdida em situações com a presença de agentes de segurança, destas 12 morreram. Entre os principais motivos que iniciaram os tiroteios/disparos de arma de fogo que resultaram em vítimas de bala perdida, estão Ação/Operação policial (52), Ataque a civis (7), Guerra – aplicado a casos onde há disputa entre facções, sem a presença de agentes de segurança – (6), roubo/tentativa de roubo (5) e Tentativa de homicídio – quando outras pessoas não envolvidas acabam sendo atingidas – (2).
O Rio de Janeiro concentrou o maior número de vítimas de bala perdida do Grande Rio, foram 52. São Gonçalo (34), São João de Meriti (3), Belford Roxo (3) e Niterói (3) vieram em seguida.