Mais Lidas

Morre brasileiro que era voluntário na pesquisa da Vacina de Oxford

Comitê Internacional sugeriu que a pesquisa continue

Anvisa foi informada sobre o caso nesta segunda-feira
Anvisa foi informada sobre o caso nesta segunda-feira -
Brasília - Um brasileiro, que era voluntário nos estudos da contra a Covid-19, morreu por complicações da doença, na última quinta-feira. O teste clínico em questão é da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e pelo laboratório AstraZeneca. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que regulamenta as pesquisas, foi informada oficialmente sobre o óbito nesta Segunda-feira, e o caso está sob avaliação. As informações são do Jornal O Globo. 
Os desenvolvedores da vacina já enviaram para a Anvisa informações do caso analisado pelo Comitê Internacional de Avaliação de Segurança, segundo a Agência. Apesar de não ter dito se o voluntário teria recebido uma dose de placebo ou a vacina, o Comitê sugeriu que os estudos continuem. 
A Anvisa afirmou, em nota, que os dados sobre os voluntários são mantidos sob sigilo, mas reforçou que “a Agência cumpriu, cumpre e cumprirá a sua missão institucional de proteger a saúde da população brasileira”. A Anvisa também afirmou que o sigilo faz parte da ética prevista nos protocolos e que as "as agências reguladoras envolvidas recebem dados parciais referentes à investigação realizada por esse comitê, que sugeriu pelo prosseguimento do estudo. Assim, o processo permanece em avaliação".