Mais Lidas

Chico Buarque, Gregório Duvivier e centenas de personalidades lançam manifesto pró-Benedita da Silva

Documento é encabeçado pelo ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e foi assinado pelos maiores nomes da esquerda no país

Benedita da Silva é candidata à Prefeitura do Rio pelo PT
Benedita da Silva é candidata à Prefeitura do Rio pelo PT -
Rio - Chico Buarque, Wagner Moura, Gregório Duvivier, Martinho da Vila, Teresa Cristina, Zé de Abreu, Ziraldo, Leoni, Otto, Cláudia Abreu, Leci Brandão e centenas de outras personalidades do Rio de Janeiro lançaram, neste sábado, um manifesto em apoio à candidatura de Benedita da Silva, da coligação "É a vez do povo", à Prefeitura do Rio. O documento é encabeçado por Luiz Inácio Lula da Silva e assinado pelos maiores nomes da esquerda no país, como Dilma Rousseff, Fernando Haddad, Flávio Dino e Manuela D'Ávila.

Lançado às 15h, o "Manifesto contra a Desigualdade e pela Felicidade Carioca" afirma que "nunca foi tão urgente reconstruir e unir o Rio de Janeiro" e que "o único caminho é a prosperidade das favelas, dos bairros pobres e da população negra. É a redução da desigualdade, que ameaça a vida em todos os cantos." E segue reforçando a importância de reduzir as diferenças: "A falta de coragem para encarar o flagelo da desigualdade mergulhou a capital cultural do país em uma onda de decadência econômica, insegurança e tristeza, que precisa ser interrompida – com a urgência de quem luta pela sobrevivência."

O manifesto já contava com 200 assinaturas. Entre muitos outros signatários, estavam também Carol Proner, Djamila Ribeiro, Chico Diaz, Francis Hime, Emir Sader, Eliane Giardini, Paulo Betti, Julia Lemmertz, Daniel Dantas, Marilena Chauí, Lúcia Murat, Sílvia Buarque, Lucélia Santos, Wagner Tiso, Margareth Menezes, Antonio Pitanga, Sergio Loroza, Celso Amorim, Guta Stresser, Hildegard Angel, André Fernandes, ngela Vieira, Antônio Grassi, Tata Amaral, Bete Mendes, Biro do Cavaco e Carlinhos Vergueiro.

O "obscurantismo do prefeito atual", segundo o manifesto, "descuidado com as pessoas e desconectado das demandas da cidadania", teria piorado a situação da cidade: "A cultura nunca gerou tão poucos empregos, as escolas caem aos pedaços, e o desmonte do sistema de saúde, quando mais precisávamos dele, nos levou ao topo das cidades mais cruelmente atingidas pela pandemia."

As candidaturas de Benedita e de sua vice, Enfermeira Rejane, são apresentadas como "uma rara chance de interromper a escalada de exclusões que nos empurra para a tragédia", pois "são duas pretas que disseram não ao racismo estrutural e chegaram até aqui em condições não só de denunciar as consequências dramáticas do preconceito racial e da covardia contra os pobres, mas também de atacar a raiz da injustiça".

A deputada do PT é chamada de "guerreira Bené" e apresentada como "a ponte da qual necessitamos para amparar os miseráveis, numerosos nas calçadas, e abrir os olhos de uma sociedade assediada pela mentira e pela tirania". O texto lembra que Benedita foi apontada pela ONU como uma das 21 personalidades mundiais no combate ao racismo, afirmando que ela "compreende e traduz o potencial da cultura na criação de empregos e na promoção da paz".

"Quando reafirma a defesa do estado laico e rejeita a confusão nebulosa entre púlpito e tribuna, revela-se gigante de novo. Ela abraça as crenças, talentos e saberes que fazem do Rio um lugar único. Será a prefeita do pensamento livre e das artes", aponta o manifesto, que cita ritmos e ícones da cultura e da política no Rio de Janeiro - de Machado de Assis a Darcy Ribeiro - e diz que "aos 78 anos, Bené é um presente para uma cidade ansiosa por reencontrar sua jovialidade e seu otimismo".

O manifesto termina afirmando que "não é hora de distração das forças democráticas e progressistas do Rio de Janeiro", pois, "desde o ocaso da ditadura militar, nunca estivemos tão ameaçados pela cegueira e pelo retrocesso". Os artistas, políticos, pensadores, sindicalistas e lideranças comunitárias manifestam "gratidão à guerreira Benedita da Silva por assumir esta missão de paz" e pedem o voto "de todo eleitor que ama a cidade e o povo do Rio de Janeiro".

Depois de um dia de campanha no Renascença Clube e na comunidade Nova Brasília, no Alemão, onde encontrou mulheres e líderes do movimento negro, Benedita agradeceu a todos que assinaram o manifesto: "Estou emocionada e muito orgulhosa pelo apoio de tanta gente boa. Tenho certeza de que não vou decepcionar ninguém, pois nós vamos governar o Rio de Janeiro com a melhor equipe que gestores que esta cidade já teve. Precisamos ser muito eficientes para virar essa página de desigualdade, que tanto tira a paz da população."

Para ler o manifesto e conferir os signatários, basta acessar o site beneditadorio.com.br/manifesto