Mais Lidas

Paciente morre durante transferência após incêndio atingir Hospital Federal de Bonsucesso

Mulher estava internada com covid-19 em estado grave

Pacientes são retirados do Hospital Federal de Bonsucesso
Pacientes são retirados do Hospital Federal de Bonsucesso -
Rio - Uma paciente de 42 anos, identificada como Núbia da Silva Rodrigues, morreu durante o processo de transferência no Hospital Federal de Bonsucesso, na Zona Norte do Rio, que foi atingido por incêndio na manhã desta terça-feira. A mulher, que estava internada com covid-19 em estado grave, saiu com vida e veio a falecer em outro hospital. Às 16h40, a direção do HFB confirmou uma segunda morte sem identificação. A vítima também estaria cuidando da mesma doença na unidade de saúde.

Segundo o secretário de Defesa Civil, 168 homens estiveram no combate às chamas e cadetes da escola chegaram para reforço aos militares de 13 unidades do Corpo de Bombeiros.
Por causa das chamas, pacientes foram retirados às pressas do prédio 1. No edifício ficam as enfermarias e são realizados exames de imagem. O fogo começou no subsolo do pavilhão e atingiu o almoxarifado, onde fraldas ficam guardadas. Ainda não há informações sobre a causa do incidente. Por volta das 10h30, o fogo foi controlado e os agentes trabalham no rescaldo.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, agentes do quartel do Fundão foram acionados às 9h50 para a ocorrência. No local, houve movimentação intensa de ambulâncias para fazer transferências de pacientes e de funcionários que carregavam equipamentos, e estruturas como sofás.
De acordo com o Hospital Federal de Bonsucesso, a brigada de incêndio da unidade removeu 162 pacientes da enfermaria do prédio 1 para o prédio 2 até a chegada do Corpo de Bombeiros. Vinte e cinco pacientes foram transferidos para sete unidades de saúde.
Ao todo, 289 pacientes estavam internados na unidade, dois morreram, 143 já foram transferidos e outros 144 ainda serão levados para outros hospitais.
Quatro pacientes foram levados para Hospital de Campanha do Riocentro. Outros oito pacientes com covid-19 foram remanejados de unidade: quatro para Hospital de Acari e quatro para o CER Leblon. O restante foi levado para Hospital Evandro Freire, Hospital Getúlio Vargas, Hospital Souza Aguiar, Hospital Fernando Magalhães e Hospital Pedro Ernesto.
Alguns pacientes foram realocados na área externa no fundo do hospital. Eles ficaram deitados em colchões no chão. Lençóis foram pendurados para conferir alguma privacidade aos pacientes.
A enfermaria do prédio 1 estava com metade da capacidade. Nesta terça-feira, havia 200 pacientes, a capacidade é para 400. As vítimas transferidas para outras unidades já estavam internadas em estado grave na unidade. Por conta do incêndio, o Governo do Estado montou um gabinete de crise em outros hospitais para receber os pacientes.
A Polícia Federal informou que instaurou inquérito para investigar as circunstâncias do incêndio. Agentes estiveram na unidade de saúde para o início das investigações, e aguardam o resfriamento do local do incêndio para realizar a perícia.