Mais Lidas

'Foi um cheiro muito forte, parecia pneu queimado', diz diretor médico do Hospital Federal de Bonsucesso

Ele conta que percebeu a fumaça antes dela invadir o prédio principal da unidade no mesmo bairro

Pacientes são retirados do Hospital Federal de Bonsucesso
Pacientes são retirados do Hospital Federal de Bonsucesso -
Rio - O diretor médico do Hospital Federal de Bonsucesso, Júlio Moreira, conta que percebeu uma fumaça intensa invadindo o prédio pouco antes das 10h desta terça-feira (27). O incêndio que atingiu o local provocou intensa correria e retirada dos pacientes. As informações são da revista Época.


"Vi uma fumaça extensa saindo do prédio central, uma fumaça preta, muito intensa, que subiu pelo condutor de ar e invadiu o prédio 1 todo, que é onde estão a unidade de internação e centro cirúrgico principal. Aquilo causou um pavor e começamos a evacuação dos pacientes logo", disse Moreira.
De acordo com o diretor médico, a fumaça causou um cheiro muito forte, dificultando a respiração dos profissionais, apesar do uso de máscaras.
"Foi um cheiro muito forte, muito forte. Parecia pneu queimado, mas de grande intensidade", conta, tossindo.

Ao todo, 289 pacientes estavam internados na unidade, dois morreram, 143 já foram transferidos e outros 144 ainda serão levados para outros hospitais.
"Foi uma correria danada, bastante ansiedade, mas os funcionários todos tiraram os pacientes, que foram inicialmente para o pátio do hospital. Depois, foram trazendo as camas e as macas, separando por gravidade. Os que estavam com Covid-19 foram transferidos, uns 40 minutos depois, pelo GSE para o hospital de campanha da Fiocruz. Os do CTI normal foram alocados no prédio 2, em frente", contou Moreira.
Ainda não tem informações sobre a causa do incêndio. O Corpo de Bombeiros foi acionado e atuou no local para controlar o incêndio. O hospital ficou sem luz e houve falta de água durante a ocorrência.
Até o momento há a confirmação de dois óbitos na unidade. A primeira vítima foi identificada como Núbia da Silva Rodrigues. A mulher, que estava internada com covid-19 em estado grave, saiu com vida e veio a falecer a caminho do Hospital Municipal Ronaldo Gazolla. Às 16h40, a direção do HFB confirmou uma segunda morte sem identificação. A vítima também estaria cuidando da mesma doença na unidade de saúde.
A Polícia Federal informou que instaurou inquérito para investigar as circunstâncias do incêndio. Agentes estiveram na unidade de saúde para o início das investigações, e aguardam o resfriamento do local do incêndio para realizar a perícia.
Pacientes são retirados do Hospital Federal de Bonsucesso Reginaldo Pimenta / Agência O Dia
Pacientes são retirados do Hospital Federal de Bonsucesso Reginaldo Pimenta / Agência O Dia