Mais Lidas

Alerta vermelho! Hemorio registra queda de 10% nas doação de sangue em outubro

Campanha tem como objetivo apresentar aos mais jovens a importância sobre a doação de sangue aos 16 anos, idade inicial autorizada para as doações

A coleta de sangue dura no máximo 10 minutos e todo o material utilizado é estéril e descartável
A coleta de sangue dura no máximo 10 minutos e todo o material utilizado é estéril e descartável -
Rio - O Hemorio entrou em alerta vermelho no mês de outubro por registrar uma queda de 10% nas doações de sangue em comparação ao mesmo período em 2019. O hemocentro entrou em estágio crítico e acionou medidas de controle como a convocação de doadores via e-mail e telefone, além da realização de uma nova campanha para mobilizar a população.
Batizada de Sangue Novo, a campanha tem como objetivo apresentar aos mais jovens a importância sobre a doação de sangue aos 16 anos, idade inicial autorizada para as doações. A ação foi iniciada no Dia das Crianças e apresenta diariamente vídeos educativos sobre a importância da doação de sangue, que também foram direcionados aos pais com filhos em idade adequada para doar, ou seja, jovens de 16 e 17 anos.

Em média, o Hemorio tem disponibilidade para receber até 500 doadores por dia, quantidade suficiente para atender toda a rede pública do Estado do Estado do Rio. Para uma situação regular, é necessário que o órgão disponha de pelo menos 300 bolsas de sangue diariamente. Cada uma tem a capacidade de beneficiar quatros pessoas. A doação neste momento é fundamental para garantir suporte as principais emergências, maternidades e unidades de saúde do Estado, que retomaram as cirurgias eletivas, interrompidas durante o pico da pandemia da Covid-19.

"Desde o início da pandemia até o momento, o mês outubro foi o que registrou o menor número de doadores por dia e, por conta disso, precisamos muito que as pessoas lembrem da doação e voltem a procurar os hemocentros. Com a retomada das cirurgias eletivas a necessidade por bolsas de sangue cresce progressivamente e um baixo número de doações pode impactar na realização desses procedimentos", explica Luiz Amorim, Diretor Geral do Hemorio.

Quem pode doar

Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. Devem portar ainda um documento de identidade do responsável. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas antes da coleta do sangue.

Os voluntários não podem ter tido hepatite após os 10 anos, nem estar expostas a doenças transmissíveis pelo sangue (sífilis, AIDS, hepatite e doenças de chagas). Mulheres grávidas ou amamentando e usuários de drogas também não podem doar sangue.

Infectados pela COVID-19 podem doar sangue após 30 dias do desaparecimento dos sintomas e apenas se registraram a forma branda da doença, ou seja, caso não tenham ficado internados em Unidades de Terapia Intensiva.

O Hemorio funciona todos os dias do ano, incluindo aos finais de semana, de 7h as 18h. Para mais detalhes ou informações, o doador pode consultar as redes sociais @hemorio ou ligar para o Disque Sangue de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7h às 17h, por meio do número 0800 282 0708.