Mais Lidas

Funcionários do HFB entram em férias coletivas no domingo

Estatutários da unidade não puderam tirar as férias desde março por conta da pandemia da covid-19, e devem ficar afastados por um mês; a medida não vale para funcionários terceirizados

Bombeiros foram acionados para os primeiros sinais de fumaça no HFB, às 9h50 de ontem. A PM interditou a pista lateral da Avenida Brasil
Bombeiros foram acionados para os primeiros sinais de fumaça no HFB, às 9h50 de ontem. A PM interditou a pista lateral da Avenida Brasil -
Rio - O diretor do corpo clínico do Hospital Federal de Bonsucesso, Júlio Noronha, informou, na tarde desta quarta-feira, que os funcionários da unidade deverão entrar de férias coletivas a partir do dia 1º de novembro e que a unidade permanecerá fechada por conta do incêndio que ocorreu na manhã de ontem. No entanto, a medida não se estende para 22 médicos da nefrologia e do transplante, que serão encaminhados para o Hospital da Lagoa para dar continuidade ao tratamento dos pacientes.
"Por conta da situação do hospital, eles confirmaram que vão fechar todo o hospital a partir do dia 1º de novembro. A situação dos terceirizados ficará a cargo de cada empresa", contou o médico. Segundo ele, os cerca de 3.000 funcionários estatutários, ou seja, com vínculo empregatício diretamente com o HFB, ficarão afastados de suas funções por um mês. Por conta de risco de novos incêndios em outras áreas, a unidade permanecerá fechada por tempo indeterminado até que uma análise seja feita pelo Ministério da Saúde.
Segundo Júlio Noronha, pacientes que fizeram transplantes recentes e que estão na fila para operações, serão encaminhados para os hospitais da Lagoa, na Zona Sul, e dos Servidores, no Centro. O diretor informa que 12 pacientes já foram transferidos para o Hospital da Lagoa ainda ontem, e os 8 pacientes que ainda faltavam ser transferidos, foram deslocados até o começo desta tarde. Também serão atendidos os cerca de 2.000 pacientes que já realizaram transplantes nos últimos 20 anos, que carecem de acompanhamento continuado. 
Os pacientes do Hospital Federal de Bonsucesso estão sendo transferidos para outras unidades de saúde desde ontem, e três pacientes que estavam internados na unidade morreram desde o começo do incêndio, notificado ao Corpo de Bombeiros na manhã de ontem. Ainda hoje, mais de 24 horas após o começo do fogo, ainda há fumaça saindo da estrutura. A Defesa Civil estadual chegou no local, mas o Corpo de Bombeiros ainda não liberou a entrada.
O Ministério da Saúde no Rio de Janeiro informa que 191 pacientes foram transferidos do Hospital Federal de Bonsucesso, 37 receberam alta, 1 aguarda transferência e 3 pacientes morreram. Procurado para comentar o fechamento da unidade, o órgão ainda não respondeu.
Perícia ainda não foi realizada
Júlio Noronha contou que o diretor do HFB se reuniu com a Polícia Federal após os agentes não conseguirem realizar uma perícia no local.

"A Polícia Federal não conseguiu fazer a perícia, porque o Corpo de Bombeiros não liberou a entrada. Segundo os militares, ainda está quente o local. Existe uma fumaça preta que impede a perícia. Os bombeiros disseram que amanhã poderá ser liberada a entrada dos investigadores", afirma. Segundo ele, houve, logo em seguida, uma reunião com a direção do HFB e ficou determinado que haverá colaboração.
*Estagiária sob supervisão de Thiago Antunes