Mais Lidas

TCM revela que 87% das unidades de saúde do Rio não têm certificado do Corpo de Bombeiros

Incêndio no Hospital de Bonsucesso matou quatro dos pacientes

Incêndio no Hospital Federal de Bonsucesso, Rio de Janeiro.
Incêndio no Hospital Federal de Bonsucesso, Rio de Janeiro. -
A tragédia no Hospital Federal de Bonsucesso no início da semana, que matou quatro dos pacientes que estavam na instituição, ligou um alerta na cidade do Rio de Janeiro para a precariedade das unidades de Saúde da cidade. Porém, a análise de um relatório do Tribunal de Contas do Município (TCM), divulgado no ano passado, mostra que pouco foi feito para evitar outras tragédias.

Segundo informações do jornal O Globo, o TCM apontou em 2019 que 87% das 322 unidades de saúde não possuíam o novo Certificado de Aprovação do Corpo de Bombeiros contra incêndios. Entre as instituições, estão hospitais importantes da cidade, como o Souza Aguiar e o Miguel Couto. Desde então, o cenário se manteve o mesmo.

Além do certificado , os inspetores identificaram outros problemas durante as visitas realizadas nas unidades, como mangueiras de incêndio mal conservadas, ausência de brigadas de incêndio e de iluminação de emergência, falta de treinamento para manuseio de extintores e sistemas de alarmes, além da inexistência de planos de evacuação e spinklers em salas estratégicas.

No relatório, o TCM também questionou a postura da administração municipal , que priorizou a inauguração de unidades de saúde em detrimento da segurança da população. Além disso, apontaram para a gravidade da questão e ressaltaram a importância de uma "adequação urgente".

Procurada pela reportagem, a prefeitura do Rio afirmou que "processos administrativos estão abertos", mas admitiu que nenhuma unidade recebeu a certificação. Além disso, informou que "as unidades mais novas já foram projetadas e equipadas dentro das normas". Já o Ministério da Saúde , responsável pelas unidades federais, não confirmou se há locais sem o certificado.

Por fim, a Secretaria de Estado de Saúde informou que está fazendo o levantamento das unidades da rede que possuem o certificado , enquanto o Corpo de Bombeiros disse ser responsabilidade do administrador a regularização dos empreendimentos.