Mais Lidas

Conselho Regional de Medicina defende que Hospital de Bonsucesso continue funcionando

'O hospital é grande o suficiente para receber os pacientes', afirma diretor do Cremerj

Hospital Federal de Bonsucesso um dia após incêndio
Hospital Federal de Bonsucesso um dia após incêndio -
O Conselho Regional de Medicina do Rio vai realizar uma vistoria surpresa no Hospital Federal de Bonsucesso e trabalhar para que a unidade não seja interditada, conforme decidiu o Ministério da Saúde após o incêndio de terça-feira. A informação é do diretor do conselho, Flávio Antônio de Sá Ribeiro, que esteve na manhã desta quinta no hospital da Zona Norte do Rio.

"O Cremerj defende a assistência aos pacientes daqui. O HFB deveria permanecer funcionando. O hospital é grande o suficiente para receber os pacientes, especialmente os que vêm de fora da capital receber atendimento aqui", defende.
Sá Ribeiro diz que o Cremerj acompanha tudo que está sendo feito e que aguarda relatórios dos Bombeiros e da Polícia, além de um documento feito pelo corpo clínico do HFB. "Vamos nos reunir e tomar atitudes pra manter hospital aberto", afirma.
Pacientes ficam sem atendimento
Pacientes que se deslocaram na manhã desta quinta-feira para o Hospital Federal de Bonsucesso por terem atendimento marcado estão voltando para casa. Quem tinha consulta programada está deixando o nome em uma lista, e funcionários do hospital entrarão em contato para encaminhá-los para outras unidades. Nesta quinta-feira, apenas pacientes da nefrologia, que precisam de tratamentos como diálise ou quimioterapia, estão sendo atendidos.
Pacientes fazem fila para buscar informações no Hospital Federal de Bonsucesso - REGINALDO PIMENTA/AGÊNCIA O DIA
Pacientes fazem fila para buscar informações no Hospital Federal de BonsucessoREGINALDO PIMENTA/AGÊNCIA O DIA
O hospital não conseguiu entrar em contato com os pacientes para avisá-los de que os atendimentos estariam suspensos. Apenas quem ligou para a unidade em busca de informação foi avisado. Samuel Soares de Moraes, 65, estava com uma visita agendada para esta quinta-feira no HFB. Ninguém fez contato com ele para avisar que a revisão de sua cirurgia no olho estaria suspensa. O motorista aposentado saiu de casa, em Bangu, às 6h, e às 10h precisou voltar com a promessa de que seria contatado para remarcação.
"A informação que tive é de que assim que puderem continuar com meu procedimento vão me ligar. Estou chateado, mas vou fazer o quê? Bola para frente, o negócio é ir à luta", disse o aposentado.
Hospital Federal de Bonsucesso um dia após incêndio Reginaldo Pimenta / Agência O Dia
Pacientes fazem fila para buscar informações no Hospital Federal de Bonsucesso REGINALDO PIMENTA/AGÊNCIA O DIA
Defesa Civil fará vistoria na estrutura do prédio do hospital assim que o local for liberado Reginaldo Pimenta / Agência O Dia
HFB: Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Polícia Federal farão perícia para checar as causas do incêndio e se estrutura foi comprometida Reginaldo Pimenta / Agência O Dia
Segundo dirigente sindical, mangueiras e hidrantes da unidade não funcionavam reginaldo pimenta