Escolas reabertas
Cerca de 20% das particulares voltaram a receber alunos ontem no município do Rio
Por Yuri Eiras
Publicado em 02/10/2020 00:00:00 Atualizado em 02/10/2020 00:00:00As escolas particulares do município do Rio puderam voltar a receber alunos ontem, após decisão unânime do Tribunal de Justiça (TJRJ). Segundo o Sindicato das Escolas Particulares (Sinepe), cerca de 20% dos estabelecimentos retomaram as aulas presenciais. O retorno é opcional e depende dos diretores.
A Escola Nova, na Gávea, Zona Sul, recebeu ontem crianças do 1º, 4º, 5º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, além de jovens do 3º ano do Ensino Médio. "O retorno presencial continua voluntário, tanto para as famílias dos alunos quanto para os profissionais. Todos têm a opção do ensino on-line", informou a escola em nota.
Mãe de Heitor, de 7 anos, e Lucas, de 9, Viviane Arantes tem levado os filhos ao Centro Educacional Miraflores, em Laranjeiras, que reabriu há duas semanas. "Eles estavam muito ansiosos e dispersos dentro de casa, desejando voltar à escola e rever os amigos", conta Viviane, que explicou aos filhos a importância de usar a máscara, lavar as mãos e não tocar nos amigos.
Há duas semanas, algumas escolas particulares ensaiaram a reabertura, com base em decisão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT). A prefeitura, contudo, seguia decisão do TJRJ, contrária à retomada. Na quarta-feira, desembargadores da 3ª Câmara Cível do TJ autorizaram o retorno das escolas particulares. Em nota, a prefeitura afirmou que "os estabelecimentos privados decidem se voltam às atividades, cumprindo as normas sanitárias.