Geral

Abertura de cadastramento do Pix bomba nos bancos

Modelo tem transferências e pagamentos 24 horas por dia, sete dias na semana

Por MARINA CARDOSO

Publicado em 06/10/2020 05:30:00 Atualizado em 06/10/2020 05:30:00
O que é o Pix? Tire todas as suas dúvidas sobre o novo meio de pagamentos

No dia de abertura de cadastramento das chaves do Pix, mais de três milhões de clientes se registraram no meio de pagamentos criado pelo Banco Central (BC). O novo modelo vai permitir transferências e pagamentos instantâneos 24 horas por dia, sete dias por semana. Entretanto, agora o período e só para cadastro, pois o sistema só entra em funcionamento em 16 de novembro. Durante todo o dia, clientes relataram dificuldade para acessar os aplicativos dos bancos para conseguir realizar o cadastro. Com a instabilidade, alguns chegaram até sair do ar.

LEIA TAMBÉM: O que é o Pix? Tire todas as suas dúvidas sobre o novo meio de pagamentos

De acordo com o Banco Central, até as 17h da última segunda-feira, o número de cadastros foi bem expressivo na fase de teste. "Lembrando que o cadastro pode ser feito a partir de hoje quando o correntista quiser. Hoje é tão somente o início do cadastro do novo modelo de pagamentos. A chave é apenas um facilitador para receber um Pix. Recomendamos muito que o usuário cadastre a chave quando quiser, mas ela não é condição imprescindível para fazer um Pix", disseram a entidade, em nota.

Para o chefe adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro (Decem), Carlos Eduardo Brandt, o interesse no cadastro indica o nível de expectativa e de valor agregado que as pessoas estão vislumbrando no Pix. "É número bastante significativo, considerando que estamos na fase inicial."