Solução polêmica! Rede estadual avalia aprovação automática de alunos
No entanto, eede municipal descarta tal artifício
Por Gabriel Sobreira
Publicado em 07/10/2020 06:00:00 Atualizado em 07/10/2020 06:00:00A Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) avalia a aprovação automática para alunos do 3º ano do Ensino Médio que farão o Enem. Em nota, a pasta diz que para eles "seria garantida a oportunidade de conclusão de seus estudos e ainda, aos que desejarem, de retornarem em 2021 para aprofundar os seus estudos". Na rede municipal, de acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SME), responsável pela Educação Infantil e pelo Ensino Fundamental, não há decisão sobre aprovação automática.
"A SME vai aplicar uma avaliação no retorno presencial, que ainda não tem data definida, para verificar o estágio de aprendizagem do aluno e para que os professores realizem planejamento", diz a pasta.
Para Camila Neves, 36 anos, mãe de aluno do 9º ano, a justificativa não convence. "A pandemia começou no retorno as aulas, não tem como avaliarem sabendo que nem todos acompanharam as aulas online", diz.
Luciana Fernandes Avellar, 34 anos, moradora de Ipanema e mãe de Maria Clara, de 17, Cecília, 13, e Tiago, 8, está preocupada com a aprovação automática. A mais velha estuda na rede estadual, e os outros dois filhos na municipal. "Como a minha filha mais velha vai passar para o 3º ano se não estudou nada no segundo? A outra, que está no oitavo, vai passar para o nono e não teve o conteúdo do oitavo. E o meu filho que vai passar para o quarto ano sem ter tido conteúdo do terceiro. Não concordo", reclama.