Estado retoma aulas
Data vale somente para os estudantes do 3º ano do Ensino Médio e da 4ª fase da EJA
Por MH
Publicado em 10/10/2020 00:00:00 Atualizado em 10/10/2020 00:00:00As aulas presenciais nas escolas estaduais serão retomadas. O governo anunciou ontem que a volta será em 19 de outubro. A data só é válida para alunos do 3º ano do Ensino Médio e da quarta fase da Educação de Jovens e Adultos (EJA). As outras séries não voltarão até o fim do ano. De acordo com a Secretaria de Educação, a escolha pela volta prioritária do 3° ano é para que os alunos não sejam ainda mais prejudicados no Enem, com a primeira fase em 17 de janeiro. O governo estima que pouco mais de 120 mil alunos voltarão nesse momento. A pasta adotará a aprovação automática — ninguém será reprovado.
"Precisamos que esses alunos sejam competitivos. A ideia desse ano, por óbvio, é não reprovar ninguém, mas proporcionar que ele tenha conhecimento necessário", comentou o governador em exercício Cláudio Castro.
O secretário estadual de Educação, Comte Bittencourt, confirmou ontem a defasagem no aprendizado do aluno da rede estadual, que não teve acompanhamento adequado online. "O calendário será comunicado na terça-feira. Não faremos mágica achando que recuperamos em 35 dias o que não foi feito em 180. Mas confio nos educadores do estado".
Apesar do anúncio, a decisão final sobre a volta às aulas depende de autorização das secretarias de Saúde dos municípios. Entre os educadores, a exceção à volta são os com mais de 60 anos, além de gestantes, mulheres que acabaram de ter filho e pessoas com doenças crônicas, todos grupo de risco da Covid-19.