Geral

Marcopolo fecha fábrica em Caxias e demite 800 funcionários

Por Meia Hora

Publicado em 30/10/2020 16:41:28
Ação acontecerá a partir das 10h, na Rua Camerino, 66, na Região Central do Rio
As demissões em massa também se tornaram realidade no setor de transportes do Rio.Esta semana, 800 funcionários perderam os postos de trabalho na fábrica da Marcopolo em Xerém, Duque de Caxias. A empresa é a maior fabricante de ônibus do país, e encerrou os trabalhos no estado do Rio "para otimização das operações, redução de custos, maior eficiência e produtividade", segundo nota.
A realidade é dura para os trabalhadores. Nos últimos cinco anos, 17 empresas de ônibus fecharam as portas e 15 mil pessoas foram demitidas, segundo cálculos do sindicato. Em setembro, a viação Jabour, que atua na Zona Oeste, demitiu 260 funcionários; a viação Flores, na Baixada, outras 300.
"Eram 45 mil rodoviários há mais de cinco anos, hoje são 30 mil. Eram 47 empresas, são 30, sendo que quatro estão em recuperação judicial. Fora os empregos diretos extintos, como os motoristas, há os indiretos, como o pessoal da limpeza, segurança, fornecedores de peças. Vai virando esse caos urbano", analisa o porta-voz da Rio Ônibus, que sugere como solução um "fórum de debate com a Prefeitura e a socieade civil". "Esse momento do colapso está chegando".
  • Mais sobre: