Mais Lidas

Trump oficializa saída dos Estados Unidos do Acordo de Paris

Abandono de programa para frear o aquecimento global é de interesse do atual presidente do país, mas pode mudar caso Joe Biden seja eleito

Presidente Donald Trump havia notificado a Organização das Nações Unidas (ONU) sobre a decisão do país há um ano; hoje, a saída foi oficializada
Presidente Donald Trump havia notificado a Organização das Nações Unidas (ONU) sobre a decisão do país há um ano; hoje, a saída foi oficializada -
Os Estados Unidos abandonaram formalmente, nesta quarta-feira (4), o Acordo de Paris sobre o clima, e o possível retorno ao tratado internacional dependerá do resultado das eleições presidenciais. O democrata Joe Biden prometeu que reintegraria o país ao acordo em caso de vitória nas urnas.
Mas no caso de reeleição do republicano Donald Trump, o esforço global para frear o aquecimento global terá que continuar sem a maior economia do mundo. Tudo depende do eleitorado americano.
Biden propôs um plano de 1,7 trilhão para que Estados Unidos chegue a uma marca de zero emissões de carbono em 2050. Por outro lado, o presidente republicano Donald Trump, que enfraqueceu várias proteções ambientais durante sua gestão, defende energicamente a indústria dos combustíveis fósseis e questiona a mudança climática. Se Trump conseguir a reeleição, serão os estados, cidades e empresas que terão que tomar a iniciativa.
Um relatório do mês passado do grupo America's Pledge, concluiu que, mesmo sem a ajuda de Washington, a ação desses grupos ainda possibilitaria que os Estados Unidos reduzissem as emissões em 37% para 2030. Em caso de vitória de Biden, Washington precisa notificar oficialmente a ONU sobre a vontade de retornar ao Acordo de Paris.
"A parte fácil, relativamente falando, é enviar uma notificação à ONU de que Estados Unidos tem a intenção de voltar a participar do Acordo de Paris", disse à AFP Andrew Light, assessor para o clima do ex-presidente Barack Obama. O país continuará "fora da negociação" quando Reino Unido e ONU organizarem uma cúpula climática em 12 de dezembro, o quinto aniversário do acordo.
Segundo o Painel Intergovernamental de Especialistas sobre a Mudança Climática, para conseguir manter o aquecimento ao final do século abaixo de 1,5 grau Celsius (2,7 graus Fahrenheit), as emissões globais devem chegar a zero líquido em meados do século. O objetivo foi traçado para evitar o desencadeamento de uma série de acontecimentos catastróficos que poderiam forçar a humanidade a habitar apenas nas latitudes norte e sul do planeta.
Niklas Hohne, um cientista climático da Universidade de Wageningen na Holanda e membro de um grupo de simulação chamado Climate Action Tracker, escreveu no Twitter que o plano climático de Biden por si só poderia reduzir o aumento da temperatura na ordem de 0,1 °C. "Esta eleição pode ser um ponto de virada para a política climática internacional. Cada décimo de grau conta", disse.
Falta de credibilidade
Os ambientalistas dizem que o anúncio de Trump de que abandonaria o Acordo de Paris, há três anos, facilitou para que países como Austrália, Arábia Saudita e Brasil enfraquecessem suas próprias ambições.
Muitos dos devastadores impactos da mudança climática já são sentidos hoje, como a perda de gelo marinho (espera-se que o Ártico não tenha mais gelo em meados do século), o aumento acelerado do nível do mar, secas e ondas de calor mais prolongadas e intensas, furacões mais fortes e mudanças nos padrões das chuvas. As pequenas nações insulares enfrentam a possibilidade de ficarem completamente submersas.
Mesmo em caso de retorno dos Estados Unidos ao acordo, o país pode enfrentar uma falta de credibilidade. Washington também foi o arquiteto do Acordo de Kioto, que nunca ratificou. Com isso, é fundamental garantir que a ação climática será permanente e não dependerá do governo da vez, explicou Light.
"Sabemos pelas pesquisas que agir sobre o clima não é um problema vermelho versus azul, republicano versus democrata, no mundo real", disse. Uma pesquisa recente da Pew revelou que mais de 80% dos americanos - incluindo os republicanos - estão de acordo que os humanos contribuem para a mudança climática.