Mais Lidas

MPRJ passa a monitorar vagas de saúde da rede estadual

Governador em exercício, Cláudio Castro, afirma que medida ajuda na fiscalização e prestação de serviço de qualidade

Governador em exercício do Rio, Claúdio Castro, agradece decisão do minitro do STF
Governador em exercício do Rio, Claúdio Castro, agradece decisão do minitro do STF -
Rio - Um acordo que facilita a troca de informações na área da saúde foi assinado, nesta tarde, pelo governador em exercício, Cláudio Castro, pelo procurador-geral de Justiça do Rio, Eduardo Gussem, e pela presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio (COSEMS/RJ), Maria da Conceição de Souza Rocha. O encontro aconteceu na sede do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), no Centro do Rio.
Com isso, o MPRJ, que já tinha acesso ao sistema de regulação da Capital, passa a também ter acesso ao sistema de regulação de vagas da rede estadual, podendo controlar agendamentos, cirurgias e internações em tempo real.
“Quando o MP tem acesso a mais uma caixa preta, duas coisas acontecem. Uma é que a fiscalização melhora. E a outra, que nós mesmos nos preocupamos mais em prestar um serviço de qualidade”, afirma Castro.
Para a presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do estado, Maria da Conceição de Souza Rocha, além da transparência, é necessário oferta suficiente para que o cidadão tenha conhecimento da fila. “Estamos vivendo uma demanda reprimida, que se agravou com a pandemia, e precisamos reorganizar nosso sistema. Só assim poderemos ampliar a oferta e dar transparência”, defende ela.
“Promotores e procuradores de Justiça vão poder acompanhar em tempo real tudo o que acontece na saúde do nosso estado”, acrescenta o procurador-geral de Justiça do Rio.
Gussem ainda aproveitou para avisar que existe um planejamento do estado para com as Organizações Sociais (OSs). “O secretário já me confidenciou, que também solucionaremos o grave problema das OSs no nosso estado. Em enfrentamentos como esse é que vamos conseguir modificar essa péssima imagem que ficou no passado”, adianta Gussem, em referência a Carlos Alberto Chaves, Secretário de Estado de Saúde.