Mais Lidas

São Gonçalo ganha Centro de Oncologia com quimio, consultas e remédios

Nova unidade pela rede SUS, que em uma semana já atendeu 100 pacientes, evitará que gonçalenses procurem tratamento em outros municípios

Denize Ribeiro, 47 anos, uma das primeiras pacientes
Denize Ribeiro, 47 anos, uma das primeiras pacientes -
SÃO GONÇALO - Gonçalenses com câncer não irão mais precisar se deslocar para outras cidades para realizar o tratamento. O município agora conta com um Centro de Oncologia que disponibiliza, aos usuários do SUS, atendimento em quimioterapia, consultas de acompanhamento e dispensação de medicamentos. Com apenas uma semana de funcionamento, a unidade já atendeu 100 pacientes. Segundo o cirurgião oncológico Edmar Lopes, responsável pela unidade, 54% dos pacientes que realizam quimioterapia na rede municipal de Rio Bonito imigram de São Gonçalo.
Nos últimos quatro anos, o Espaço Rosa, unidade municipal de saúde destinada à saúde feminina, diagnosticou cerca de duas mil mulheres com câncer de mama e colo do útero. Uma delas é Denize Ribeiro, 47 anos, moradora do bairro Porto Velho. Paciente daquela unidade desde 2017, quando recebeu o primeiro diagnóstico de câncer, este ano, após fazer exames da coluna, descobriu que a doença voltou nos ossos. Ela diz que irá realizar o tratamento no novo Centro de Oncologia. "Agora, próximo da minha residência, fica bem mais fácil. Sou muito agradecida por poder contar com toda a assistência necessária realizada pelo município", comemora.