Mais Lidas

Feira do Alto de Teresópolis já está em clima de Natal

Decoração com materiais reciclados foi finalizada esta semana e será mantida até janeiro

Feira do Alto investiu em Natal reciclável
Feira do Alto investiu em Natal reciclável -
A partir deste sábado (14/11) os visitantes da Feirarte - Feira do Alto, que funciona na Praça Praça Higino da Silveira, 128, no bairro Alto, em Teresópolis, aos sábados e domingos, das 10h às 18h, poderão contemplar a decoração natalina especial, toda feita com materiais reciclados, que enfeitam a tradicional feirinha do município.

São árvores de Natal, enfeites, anjos, Casa do Papai Noel e até um trenó, tudo feito com garrafas pets. A decoração foi idealizada por uma artista plástica da cidade e reproduzida pela Associação Sou Mais Feirinha, com ajuda dos expositores.
Decorações foram produzidas com ajuda dos expositores - Divulgação
Decorações foram produzidas com ajuda dos expositoresDivulgação

Para enfeitar o espaço a associação promoveu há dois meses uma campanha de arrecadação de garrafas pets, além de ter recebido uma doação de mais de cinco mil garrafas da Cervejaria Itaipava. Segundo o presidente da associação, Edésio Pacheco, com as doações, os valores investidos na decoração foram mínimos, não chegando a R$ 5 mil para enfeitar e iluminar toda a praça.

“O Natal reciclável foi uma iniciativa que já havia dado certo na cidade em anos anteriores, por isso decidimos resgatar essa ideia. Além de estarmos ajudando o meio ambiente, reutilizando materiais descartados, é uma decoração que poderá ser guardada e utilizada novamente nos próximos anos”, afirma o presidente.

Um mutirão, organizado pela Associação Sou Mais Feirinha, foi organizado para ajudar no recorte, pintura e amarração das garrafas, além da colocação das decorações.
Associação Sou Mais Feirinha promoveu uma campanha de arrecadação de garrafas pets - Divulgação
Associação Sou Mais Feirinha promoveu uma campanha de arrecadação de garrafas petsDivulgação

“Só tenho a agradecer a coordenadora da feira, Letu Gesualdi, ao nosso vice-presidente, André Pacheco, nossa tesoureira, Vanessa Salomão e aos membros da associação Valdeci Lacerda e Adriana Rosa, assim como a todos os expositores que ajudaram com as decorações, a união de todos que tornou possível essa decoração belíssima. Acho que a feirinha hoje é o ponto mais bonito da cidade”, destaca Edésio Pacheco.

Segundo o presidente, a decoração já está montada nesta semana e os enfeites serão mantidos até o dia 6 de janeiro.

Feira do Alto espera um aumento de 40% nas vendas com o Natal

Atualmente a Feirarte - Feira do Alto de Teresópolis conta com cerca de 500 estandes, por conta de mais uma fase de flexibilização autorizada pela Prefeitura no último sábado (7/11). No entanto, estão mantidas as medidas de segurança e prevenção de contágio a Covid-19, não sendo permitido o uso de provadores, sendo obrigatório o uso de máscara por todos e o distanciamento social.

Apesar das restrições, a Associação Sou Mais Feirinha espera um crescimento nas vendas com as compras de Natal. Segundo o presidente Edésio Pacheco, a estimativa é de que a decoração especial atraia ainda mais turistas e que as vendas cresçam cerca de 40% no período.
Materiais para confecção das peças foram doados - Divulgação
Materiais para confecção das peças foram doadosDivulgação
"Neste final de ano normalmente a feira ganha permissão para funcionar durante alguns dias da semana, ficando aberta por cerca de 10 dias. Estamos aguardando a avaliação da Prefeitura para saber se isso será possível neste momento de pandemia. Mas a nossa expectativa de vendas é de crescimento, a decoração já tem chamado a atenção das pessoas e os expositores estão preparados para atender aos clientes com toda a segurança necessária”, afirma Edésio Pacheco.
Feira do Alto investiu em Natal reciclável Divulgação
Decorações foram produzidas com ajuda dos expositores Divulgação
Associação Sou Mais Feirinha promoveu uma campanha de arrecadação de garrafas pets Divulgação
Materiais para confecção das peças foram doados Divulgação