Mais Lidas

Com novo aumento de casos, São Gonçalo intensifica desinfecção de ruas

Prioridade são bairros com maior número de casos notificados pela Vigilância Epidemiológica

A Secretaria de Saúde emprega a mesma tecnologia utilizada pelos chineses, que é o quaternário de amônio de quinta geração diluído em glicerina vegetal
A Secretaria de Saúde emprega a mesma tecnologia utilizada pelos chineses, que é o quaternário de amônio de quinta geração diluído em glicerina vegetal -
SÃO GONÇALO - A Prefeitura intensificou o trabalho de desinfecção das ruas da cidade com o auxílio de 22 motos adaptadas para trabalhar no combate ao coronavírus. A Secretaria de Saúde emprega a mesma tecnologia utilizada pelos chineses, que é o quaternário de amônio de quinta geração diluído em glicerina vegetal. “A sanitização das ruas é extremamente importante para conter a doença no município. O quaternário tem a função desinfetante contra fungos, bactérias e vírus. A aplicação deste produto visa romper a cápsula do vírus e eliminar estes seres do ambiente”, explica o prefeito José Luiz Nanci.
De acordo com Nanci, todo o trabalho é monitorado pela Vigilância Ambiental, através de um sistema que consegue identificar, em tempo real, em quais ruas as equipes já efetuaram o serviço. A prioridade está sendo garantida aos bairros com maior número de casos notificados pela Vigilância Epidemiológica.
"Estamos fazendo a pulverização do produto nas ruas e bairros onde a incidência do coronavírus é mais alta. As motos têm duas velocidades. No deslocamento da base até o local da ação, a velocidade máxima é de 60 quilômetros. Quando o produto começa a ser liberado, a velocidade é de 10 a 15 quilômetros para que todos os locais sejam atendidos. Outra vantagem é que, a cada cinco segundos, nós acompanhamos as informações e podemos ver a eficácia da ação”, completa Adaly Fortunato, diretor da Vigilância Ambiental, segundo o qual os funcionários foram capacitados e estão trabalhando com todo o equipamento de proteção individual (EPI) necessário: máscara, viseira, luva e macacão.
Os agentes percorreram nesta terça-feira (24) os bairros Mangueira, Parada 40, Jardim Nova República, Rosane, Vila Lage, Vila Iara, Palmeiras e Zé Garoto. Amanhã (25) serão beneficiadas as regiões do Paraíso, Jóquei, Galo Branco, Covanca e Itaúna. Na quinta-feira (26) será a vez do Patronato, Vila Candoza, Lindo Parque, Neves e Porto do Rosa, e na sexta (27) as localidades do Gradim, Coelho, Rocha, Venda da Cruz e Itaoca.