Mais Lidas

Paciente morre na porta da UPA da Cidade de Deus; secretaria de Saúde apura o caso

Homem ainda não identificado teria sido espancado e morreu na escada da unidade. Secretaria diz que prestou atendimento inicial, mas que ele saiu 'à revelia'

UPA Cidade de Deus
UPA Cidade de Deus -
Rio - Um homem de 50 anos morreu na noite de quarta-feira (25) na porta da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Cidade de Deus, Zona Oeste do Rio. De acordo com relatos, o paciente, que não teve o nome identificado, foi espancado e aguardava atendimento na escada da unidade. O caso foi noticiado pelo 'RJ1'. A Secretaria Municipal de Saúde abriu sindicância para apurar o caso.
Em um vídeo divulgado pela 'TV Globo', um outro paciente da UPA se desespera com a situação. Pelo relato, uma das hipóteses é que ele teria falecido na porta. "Todo mundo passando direto e o rapaz desfalecido. Tá gelado o rapaz. Não sei como eu faço isso. Como a gente faz isso gente? Como o mundo está?", diz.
A Secretaria Municipal de Saúde informou, em nota, que apura as circunstâncias da morte do paciente, mas ressalta que ele recebeu um primeiro atendimento na UPA, mas decidiu sair por conta própria. Na segunda ida até a unidade, não teria resistido.
"Segundo informações registradas no prontuário médico, o paciente, um homem de 50 anos, chegou à UPA Cidade de Deus às 19h04 relatando ter sido espancado. Foi avaliado pelo médico, estava passando pelos exames e medicação indicados, mas saiu da unidade à revelia, ou seja, antes da conclusão do atendimento e sem receber alta médica", diz a nota da pasta.

"Por volta das 20h40, funcionários foram avisados de que havia um homem caído na frente da UPA. Ele foi levado diretamente para a Sala Vermelha, sendo identificado como o paciente que tinha deixado a unidade à revelia. Infelizmente, ele não resistiu. A SMS já determinou abertura de sindicância para apurar o caso", completa.