Mais Lidas

Trump: 'Distribuição da vacina começará literalmente semana que vem'

Presidente dos EUA informou que as primeiras doses serão direcionadas para profissionais da linha de frente do enfrentamento ao coronavírus e idosos

Presidente norte-americano, Donald Trump
Presidente norte-americano, Donald Trump -
Washington - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou, nesta sexta-feira, que a distribuição da vacina no país vai começar, "literalmente, na próxima semana e na semana seguinte". A declaração foi feita em um comunicado na Casa Branca e publicada na conta do Youtube de Trump.
O presidente não especificou qual vacina seria, mas disse que "duas companhias já fizeram o anúncio, a terceira está para fazer e a quarta e a quinta farão em breve também". Ele informou ainda que as primeiras doses serão direcionadas para profissionais da linha de frente do enfrentamento ao coronavírus, como médicos e outros profissionais da saúde, e idosos. 
Desde a última semana, o mundo comemora notícias promissoras sobre as vacinas. No dia 18, a Pfizer anunciou que o imunizante produzido em parceria com a alemã BioNTech registrou 95% de eficácia nos resultados finais dos estudos e se mostrou seguro.
Dois dias antes, outra empresa americana, a Moderna, anunciou que sua vacina experimental contra a covid-19 apresentou eficácia de 94,5% nos resultados iniciais da fase 3 dos testes clínicos.
A vacina produzida em parceria entre a Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca também apresentou resultados promissores, mas um erro de dosagem - ainda que considerado irrelevante pelos pesquisadores que conduziram os estudos - pode atrasar sua liberação.