Mais Lidas

Volta Redonda lidera Ranking de Competitividade no Sul Fluminense

Município está entre as 100 cidades melhores colocadas no índice que auxilia líderes públicos municipais

Município de Volta Redonda lidera Ranking de Competitividade na região
Município de Volta Redonda lidera Ranking de Competitividade na região -
Volta Redonda – A cidade de Volta Redonda lidera na Região Sul Fluminense, o Ranking de Competitividade dos Municípios – índice divulgado nesta semana durante evento do Centro de Liderança Pública (CLP), com patrocínio do Sebrae. Com o objetivo de gerar diagnósticos e direcionamentos para a atuação dos líderes públicos municipais, a primeira edição do ranking abordou a importância do fomento à competitividade no novo mandato municipal.
No Estado do Rio de Janeiro, o município ocupa a 3ª colocação, atrás apenas de cidades como Niterói e Rio de Janeiro, respectivamente. Em nível nacional, Volta Redonda está entre as 100 cidades mais competitivas do ranking.
“No ranking geral, Volta Redonda está à frente de grandes capitais, como Recife, Cuiabá, Fortaleza e Salvador”, destacou o diretor de Transparência Pública da secretaria de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão (Seplag), Marcos Vinícius Delgado.
De acordo com o ranking Volta Redonda obteve destaque nos indicadores de inserção econômica, de acesso à educação, de acesso à saúde, em saneamento e meio ambiente, além de infraestrutura de telecomunicações. Para o prefeito Samuca Silva, esse resultado positivo é fruto de todo um trabalho integrado que começou a ser implantado desde o início da gestão.
“Investimos na geração de emprego e renda, melhorando o ambiente de negócios, atraindo empresas, melhorando o diálogo. Abrimos o Centro Municipal de Saúde e o Hospital do Idoso. Criamos dois parques naturais, um jardim botânico, reformamos o zoológico e plantamos mais de 20 mil mudas de árvores. Também investimos na infraestrutura das escolas, entrega antecipada de uniforme e kit escolar, além de valorização dos profissionais da educação, entre outras ações que beneficiaram a população”, afirmou Samuca.
Segundo o relatório do CLP, o Ranking de Competitividade dos Municípios tem como objetivo principal alcançar um entendimento mais profundo e abrangente dos 405 maiores municípios do país, trazendo para o público uma ferramenta simples e objetiva que guie a atuação dos líderes públicos brasileiros na melhoria da competitividade e da gestão pública local.
O ranking possibilita identificar, dentro de cada um de suas três dimensões e 12 pilares temáticos, quais são os pontos fortes e fracos que influenciaram a classificação final do município em cada um dos 55 indicadores contemplados. Esta edição do ranking analisou os municípios brasileiros com população superior a 80 mil habitantes pela estimativa populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2019.