Geral

200 mil vagas para agendamento são abertas pelo Detran-RJ

Presidente do Departamento diz que a medida, que vale a partir desta terça-feira, é para diminuir demanda represada e reduzir ação de oportunistas

Por O Dia

Publicado em 10/11/2020 13:40:21 Atualizado em 10/11/2020 13:40:21
Detran do Rio
Rio – A partir de hoje, o Detran-RJ passa a oferecer 200 mil vagas no sistema de agendamento de serviços. Agora é possível marcar os serviços de habilitação para até 15 dias úteis adiante, e de veículos para até cinco dias à frente. Antes, as marcações eram feitas para dois dias seguintes.
Para o presidente do Detran, Adolfo Konder, tal mudança tem dois objetivos. O primeiro é diminuir uma demanda represada durante o período da pandemia. O segundo é reduzir a ação de oportunistas que têm cobrado taxas para marcação de serviços.
“Nesse primeiro mês, determinei uma força-tarefa para fechar o cerco a esses golpistas. Fizemos duas operações na sede em outubro e cinco pessoas foram autuadas. Também solicitei apoio ao secretário de Polícia Civil (Allan Turnowski). O cerco vai fechar ainda mais”, afirma Konder, em nota.
Segundo o Detran, na manhã desta terça-feira, a corregedoria do Detran, com apoio da Polícia Civil, esteve em endereços de Lucas Hassan Fernandes Coutinho, que apareceu em reportagem do ‘RJ1’, da TV Globo, oferecendo “furar a fila” do agendamento. Parentes do rapaz ficaram com uma intimação para que ele compareça à delegacia para esclarecimentos.
Neste ano, 28 pessoas foram conduzidas à delegacia após serem investigadas pela Corregedoria. Cinco delas foram flagradas em duas operação ocorridas em outubro nos arredores da sede do Detran, no Centro do Rio. Outras cinco sindicâncias estão em andamento e novas operações estão previstas.

MUTIRÕES EM TODO ESTADO
Em nota, o Detran reforça ainda que continuará abrindo excepcionalmente aos finais de semana para mutirões em todo o estado e que já iniciou a última etapa do plano de retomada para abrir todas unidades de habilitação que estavam fechadas desde o início da pandemia.

“Quatro mutirões foram realizados, disponibilizando mais de 11 mil vagas extras. Konder também determinou a ampliação no número de vagas do próximo mutirão no sábado, dia 14, quando 22 unidades de habilitação voltam a funcionar e 8 mil pessoas serão atendidas. A cada semana de novembro, sempre cumprindo os protocolos de saúde da pandemia, outros postos serão reabertos. Hoje, 340 postos já estão em funcionamento para os serviços de veículos, identificação e habilitação”, diz em comunicado.
  • Mais sobre: