Mais Lidas

Cláudio Castro anuncia início de testagem em massa na quinta-feira

Durante entrevista coletiva no Palácio Guanabara, em Laranjeiras, Zona Sul do Rio, Cláudio Castro também apostou que as vacinas serão compradas pelo Governo Federal para serem distribuídas

Governador em exercício, Claudio Castro
Governador em exercício, Claudio Castro -
Rio - O governador em exercício Cláudio Castro confirmou, nesta terça-feira, o início da testagem em massa da população a partir da próxima quinta-feira (3) no Rio, Baixada Fluminense e em São Gonçalo. Anúncio foi realizado durante entrevista coletiva com o futuro prefeito do Rio, Eduardo Paes, no Palácio Guanabara, em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio.
"A secretaria de Saúde começa, na quinta-feira, a testagem em massa com Rio, Baixada e São Gonçalo. E tudo com PCR, sem teste rápido. Os shoppings voltaram a melhorar a questão de fiscalização. Bares e restaurantes também. Estamos fazendo o possível. Fiscalizando, aumentando o número de leitos", disse Castro.
Cláudio Castro também apostou que as vacinas serão compradas pelo Governo Federal para serem distribuídas. "O que o Ministério da Saúde conversou conosco foi que essa compra (da vacina) será feita pelo Ministério e será distribuída entre os estados. Eu, sinceramente, duvido muito que os estados comprarão a vacina. Essa vacina, assim que for aprovada pela Anvisa, todo o encaminhamento é que o Governo Federal, através do Plano Nacional de Imunização, faça essa compra e distribua. E os estados, com o auxílio do município, vão tratar da questão de logística e de aplicar isso na população", afirmou.
Sem lockdown e mudança de bandeira
Ainda durante a coletiva, o governador em exercício e Eduardo Paes discursaram sobre as medidas de combate à covid-19. Segundo eles, o lockdown e a mudança de bandeira, como ocorreu em São Paulo – saiu da verde para a amarela –, estão temporariamente descartados.
"Discutimos a questão da covid-19. É um tema que nos aflige. Nosso futuro de secretário de Saúde já se encontrou com o governador. Os times vão trabalhar entrosados. Existe um conjunto de restrições que a gente precisa fiscalizar para que essas possam ser cumpridas, a população precisa colaborar conosco. Não há lockdown, não há quarentena, mas as pessoas precisam se cuidar", afirmou Paes. O futuro prefeito disse ser contra a abertura de hospitais de campanha e afirmou que "com o dinheiro gasto" pela Prefeitura, "daria para internar todo mundo no Copa Star, que é o hospital mais caro do Rio".