Mais Lidas

Idosa conclui colégio e é aprovada no vestibular aos 66 anos

Edicleia Zanini, de 72 anos, viralizou nas redes após sua neta publicar uma foto em que ela comemora aprovação na faculdade

Edicleia, de 72 anos, foi aprovada no curso de letras na Universidade Federal de Santa Maria
Edicleia, de 72 anos, foi aprovada no curso de letras na Universidade Federal de Santa Maria -
Porto alegre - Edicleia de Arruda Zanini, de 72 anos, foi aprovada em 2º lugar para o curso de letras na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) no dia 25 de novembro. A aposentada viralizou nas redes após sua neta publicar no twitter imagens da celebração.
A idosa concluiu o ensino médio há pouco tempo, em 2014, aos 66 anos, e planejava no ano seguinte prestar o vestibular. Contudo, a notícia de um linfoma e a necessidade de um tratamento de quimioterapia, encerrado em 2018, adiaram seus planos.
Fã de Machado de Assis e José de Alencar, Edicleia teve apoio dos familiares para prestar o vestibular. "Eu tenho gosto pela leitura e acredito que agora irei adorar estudar Letras. Amo os clássicos", afirma.
"Sempre tive vontade, mas faltou oportunidade. Precisei terminar o ensino médio em 2014, depois enfrentei um câncer, o que me fez adiar um pouquinho mais o sonho. Do ano passado para cá, melhorei e fiz o vestibular sem pretensão nenhuma. Tinha vontade, mas não esperava a aprovação", disse Edicleia em entrevista para o UOL.
A aposentada também contou que por estar desacreditada da aprovação, não estava ansiosa pelos resultados. A notícia foi recebida após ela ir até a casa de sua filha, onde lhe mostraram a lista com seu nome. Após, houve muito choro e celebração. "Fiquei muito emocionada e era um sonho que ainda faltava eu realizar", conta.

Notícias boas demais para não serem compartilhadas: minha avó com 73 anos que fez apenas o ensino fundamental quando criança pra conseguir trabalhar e ajudar a família, terminou os estudos através do EJA em 2013 e hoje é bixo da federal em 2º lugar pic.twitter.com/30iZdOXHau

— lice in wonderland (@alicesiqeira) November 27, 2020

A publicação foi feita pela neta, Alice Siqueira, em sua página no Twitter. no dia 27 de novembro. Mais de 100 mil pessoas curtiram e milhares deixaram mensagens de apoio e de celebração.