Mais Lidas

Rio realiza 590 exames no segundo dia de testagem

Ao todo, as três unidades de saúde do estado têm capacidade de realizar 1.500 exames por dia

Testagem em massa é realizado pelo Governo do Estado do Rio
Testagem em massa é realizado pelo Governo do Estado do Rio -
Rio - A Secretaria de Estado de Saúde (SES) iniciou, na última sexta-feira, o programa de ampliação de testagem por RT-PCR para covid-19 em três unidades de saúde do Rio, com capacidade total de realizar 1.500 exames por dia. Ao todo, foram realizados, no segundo dia de campanha, 326 exames de RT-PCR no Hospital Estadual Alberto Torres (HEAT), 237 na UPA Colubandê, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, e 27 no Hospital Regional do Médio Paraíba Dra Zilda Arns Neumann, em Volta Redonda, no Sul Fluminense; totalizando 590 exames. Na sexta-feira, foram 359. Os testes podem ser agendados pelo aplicativo Dados do Bem.
A escolha das três unidades iniciais de testagem levou em consideração o aumento de casos naquelas regiões e a oferta de exames RT-PCR já existente em outros municípios do estado. Desde outubro, em parceria com a SES, as secretarias municipais de saúde vêm aumentando a oferta de testes RT-PCR. Só em novembro foram realizados 92.925 exames, caracterizando um aumento de 74% em relação a outubro.
O secretário de estado de Saúde, Carlos Alberto Chaves, explica que a ampliação da testagem e aumento de leitos são essenciais para o atendimento adequado à população nesta etapa. “Estamos tomando as medidas necessárias para o enfrentamento aos novos casos de covid-19 no estado. Vamos ampliar ainda mais o número de leitos e testar o maior número possível de pessoas”, disse o secretário.
A parceria com o aplicativo Dados do Bem consiste na cessão gratuita da tecnologia para o estado, assim como a entrega da inteligência de dados gerada pelo aplicativo. Além disso, também será realizado o treinamento de profissionais para viabilizar a iniciativa. O objetivo é que o programa seja ampliado nos próximos dias para outras três unidades em regiões onde for identificado aumento de casos de covid-19.
Como funciona o aplicativo
O usuário deve baixar, pelo celular, o aplicativo do Dados do Bem, realizar um cadastro e responder a um simples questionário de autoavaliação. A partir dos dados fornecidos, a plataforma indica a possibilidade de ele estar infectado pelo novo coronavírus. Uma amostragem das pessoas cujas respostas ao questionário apontarem para uma alta probabilidade de covid-19 poderá ser chamada para a realização de testes. O agendamento dos testes será de segunda a segunda, de 7h às 19h. O usuário receberá o dia e horário do agendamento na unidade mais próxima da sua moradia pelo próprio aplicativo. O resultado fica pronto em até 72 horas e também é disponibilizado pelo aplicativo.
Quem pode testar
Voltada à pacientes sintomáticos a partir de 12 anos, entre o primeiro e o sétimo dia de início dos sintomas, além de pessoas que tiveram contato próximo com casos confirmados de Covid-19.
RT-PCR 
Feito através da coleta de amostras no nariz com uma espécie de cotonete. Após receber o resultado, caso seja positivo para covid-19, o paciente poderá indicar até cinco contatos familiares para realizarem testes também.
Passo a passo para baixar o aplicativo
Acesse a loja de aplicativos do seu celular e faça o download do app. Esta etapa pode ser realizada também pelo site Dados do Bem pelo link https://dadosdobem.com.br/.
Dados do Bem
Iniciativa sem fins lucrativos, desenvolvida pelo Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) e pela Zoox , que combina inteligência epidemiológica e big data para acompanhamento, em tempo real, da distribuição da epidemia do coronavírus nos centros urbanos. O aplicativo cria mapas de contágio e mostra os locais com maior índice de contaminação. Os resultados vão auxiliar a população e o Poder Público na tomada de decisões em relação ao enfrentamento da pandemia.
Novos leitos de UTI
Entre as medidas do pacote de enfrentamento ao avanço do coronavírus estão ainda a abertura de novos leitos de UTI destinados a pacientes com covid-19, totalizando 348 leitos exclusivos. Desse número, 112 já foram abertos nos últimos dias. Os outros leitos serão disponibilizados até o próximo dia 15, de acordo com a evolução dos casos.