Mais Lidas

Datafolha aponta que aumenta o número de pessoas que não querem se vacinar contra a Covid-19

Pesquisa também constatou que maioria descarta tomar imunizante chinês

Aumenta o número de pessoas que não querem se vacinar contra a Covid-19, aponta Datafolha
Aumenta o número de pessoas que não querem se vacinar contra a Covid-19, aponta Datafolha -
Rio - Uma pesquisa do Datafolha constatou que cresceu o número de pessoas que pretendem não se imunizar contra a Covid-19. De acordo com o levantamento, 22% dos que responderam a pesquisa afirmaram que não querem tomar a vacina. Em outra pesquisa, realizada em agosto, esse número era de apenas 9%. 
Ainda de acordo com o estudo, 73% disseram que pretendem se imunizar. Antes eram 89%. Já 5% dos entrevistados disseram que não sabem se tomariam o imunizante.
O Datafolha também constatou que a resistência a vacinação é similar em diferentes grupos, com pouca variação independente de sexo, idade, escolaridade e renda.
Outro ponto avaliado pela pesquisa foi se os entrevistados deixariam de tomar algum imunizante por causa do país que a está produzindo. No caso da Coronavac, desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac e que tem parceria com o Instituto Butatã, 50% dos entrevistados afirmaram que não tomariam; 47% tomariam; e 3% não sabem. 
Já a vacina de Oxford, da farmacêutica AstraZeneca, dos EUA, e aposta do governo Bolsonaro, 74% afirmaram que tomariam; 23% que não e 3% não sabem.
A pesquisa do Datafolha foi feita via celular com 2.016 brasileiros  adultos, de todas as regiões do país, entre 8 e 10 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais.