Mais Lidas

Ministério da Saúde reforça que não há data para início da vacinação

Governo divulgou nota criticando desinformação e afirmando que sequer existe pedido de registro de vacina junto à Anvisa

Eduardo Pazuello, ministro da Saúde
Eduardo Pazuello, ministro da Saúde -
Rio - O Ministério da Saúde reforçou, em uma nota encaminhada à imprensa nesta quinta-feira, que ainda não há uma data certa para o início da vacinação no Brasil. "Isso porque não existe sequer pedido de registro realizado por nenhum laboratório junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), esclarece a nota. 
O esclarecimento foi publicado um dia após a divulgação do plano nacional de vacinação contra a covid-19, em cerimônia realizada no Palácio do Planalto, em Brasília, onde, além de não divulgar datas, o ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, disse não entender a "ansiedade" pela vacina. "Pra quê essa ansiedade, essa angústia?", questionou ele. 
A nota critica ainda a "desinformação" e diz que o cronograma que estabelece o dia 21 de janeiro como o primeiro dia de vacinação é falso.
Leia a nota completa:
"O Ministério da Saúde esclarece que não estabeleceu qualquer data para o início da vacinação contra a Covid-19 no Brasil. Isso porque não existe sequer pedido de registro realizado por nenhum laboratório junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
Assim, as notícias veiculadas que citam o dia 21 de janeiro como uma possível data para o início da campanha de imunização não são verdadeiras. A desinformação não contribui e apenas confunde a população brasileira. Por isso, enfatiza-se a importância de os cidadãos, a imprensa e os formadores de opinião acompanharem atentamente os canais oficiais do Ministério da Saúde.
Memorandos de intenção de compras já foram devidamente firmados pela pasta com uma série de laboratórios, conforme divulgado. Para que possa ser estabelecido um cronograma, entretanto, é necessário ter uma ou mais vacinas aprovadas e registradas pela ANVISA, o que garantirá segurança aos brasileiros. Atingida essa etapa, as informações relativas aos processos de compra e distribuição serão divulgadas.
O Ministério da Saúde, seus dirigentes e corpo técnico agirão sempre de forma responsável para com a saúde dos brasileiros."