Mais Lidas

Prefeitura do Rio suspende cirurgias eletivas na rede municipal por tempo indeterminado

Serão mantidos apenas procedimentos de emergência, e para tratamento de câncer e problemas no coração, segundo Saúde

Cirurgias eletivas foram suspensas na rede municipal
Cirurgias eletivas foram suspensas na rede municipal -
A Prefeitura do Rio suspendeu por tempo indeterminado as cirurgias eletivas – aquelas que não são urgentes por não trazerem risco de morte ao paciente – em todos os hospitais da rede municipal de saúde. A medida tomada desde o último dia 10 e foi publicada no Diário Oficial do Município desta sexta-feira.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a ação tem como objetivo redirecionar profissionais de saúde, leitos, insumos e outros materiais para o combate à pandemia de covid-19. 

As cirurgias oncológicas e cardiovasculares, no entanto, continuarão a ser realizadas, por serem procedimentos que não podem ser adiados – já que podem levar à morte, de acordo com a SMS. Os hospitais também continuarão fazendo cirurgias de urgência e emergência, que são aquelas para tratar vítimas de grandes traumas, como acidentes graves de trânsito, ferimentos causados por arma de fogo e incêndios.
"A Prefeitura está atenta ao atual momento da pandemia e é preciso centrar todos os recursos e esforços para combater o avanço do coronavírus e fortalecer a rede hospitalar para tratar a população", afirmou Beatriz Busch, secretária municipal de Saúde. 
Estado do Rio está prestes a bater marca dos 400 mil casos de covid-19
A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro informou que registrou, até esta quinta-feira, 398.879 casos confirmados e 24.204 óbitos por coronavírus no estado. Nas últimas 24h, foram contabilizadas mais 95 mortes, além 3.493 novos casos. Há ainda 311 óbitos em investigação e 2.448 foram descartados. Entre os casos confirmados, 367.923 pacientes se recuperaram da doença.