Mais Lidas

Defesa Civil de Petrópolis alerta para efeitos do fenômeno La Niña

Uma das características de La Niña são as chuvas fortes

Defesa Civil alerta para fenômeno La Niña no Verão 2020/2021
Defesa Civil alerta para fenômeno La Niña no Verão 2020/2021 -
Petrópolis - Começou nesta segunda-feira o verão. A temporada de 2020/2021 será a mais chuvosa dos últimos dez anos por influência do fenômeno Lã Niña e a Defesa Civil de Petrópolis faz um alerta para como a população deve proceder nesse período.

Há dez anos Petrópolis viveu um dos períodos mais tristes de sua história, a tragédia do Vale do Cuiabá, causada por chuvas fortes que tirou dezenas de vidas. O período coincide com a última vez que o fenômeno La Niña foi considerado de moderado a forte. Para o atual verão, a previsão é que com o resfriamento dos oceanos a intensidade de La Niña se repita. Os dados foram divulgados pela Organização Meteorológica Mundial (OMM).

Com o objetivo de evitar tragédias causadas por chuvas fortes, a Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias do município lançou o Plano Verão de Petrópolis 2021, que consiste em diversas ações tanto de prevenção quanto de auxílio a possíveis vítimas de chuvas fortes, como por exemplo inspeções regulares nos 15 pontos de apoio e 12 sirenes de alerta, garantindo o funcionamento das instalações para receber com segurança e estrutura os desalojados.
Além disso, são feitas visitas por técnicos em comunidades para conscientizar a população a procurar ajuda ao se encontrarem em situação de risco. Antes do fechamento das escolas por conta da pandemia, outro importante programa de prevenção foi o Defesa Civil nas Escolas, levando para dentro das salas de aula orientações importantes de como proceder em casos extremos. O programa conta com palestras, dinâmicas e jogos. A iniciativa recebeu reconhecimento internacional da Organização das Nações Unidas (ONU).

Para o secretário de defesa civil Coronel Paulo Renato Vaz, a prevenção é o melhor caminho para se proteger. “Temos a previsão de um verão com muitas chuvas fortes devido a La Niña, acreditamos que a melhor forma de se manter seguro é se antecipar, com conscientização da população”, disse.

La Niña é um evento climático natural que ocorre no Oceano Pacífico, resfriando as suas águas e alterando a distribuição de calor e umidade em várias partes do globo. O fenômeno La Niña ocorre nos intervalos entre o El Niño e a situação de normalidade das temperaturas do Oceano Pacífico.

A Defesa Civil reitera que as pessoas que residem em áreas de riscos fiquem atentas ao acionamento das sirenes e alertas. Em caso de qualquer ocorrência deve-se ligar para o número 199 e procurar o ponto de apoio mais próximo.