Mais Lidas

Procon-RJ faz ação de orientação para o Natal

Agentes estiveram em comércios populares e shopping centers

Procon-RJ
Procon-RJ -
O Procon Estadual do Rio de Janeiro realizou operação para orientar estabelecimentos do Centro, Zonas Norte, Sul e Oeste do município do Rio de Janeiro, além de Niterói e Nova Iguaçu, na baixada fluminense. Os fiscais estiveram em shoppings centers, no Saara, Mercadão de Madureira e calçadão de Nova Iguaçu para orientar sobre publicidade, informação sobre troca e principalmente verificar se as normas de prevenção ao covid-19 estavam sendo cumpridas.

As lojas precisam informar aos consumidores qual a sua política de troca. As informações como preços e parcelas devem ser claras e de fácil acesso. Vale ressaltar que, segundo o Código de Defesa do Consumidor, as lojas físicas não são obrigadas a efetuar troca de produtos porque o consumidor não gostou ou pelo tamanho não ser o ideal. Com a chegada das festas de final de ano, aumenta o movimento do comércio, por isso, é necessária uma maior atenção às normas consumeristas e devido ao período atípico de pandemia que estamos vivendo, é preciso muita atenção aos critérios de prevenção ao covid.

O principal problema encontrado durante a operação, foi a ausência de marcação no chão para garantir o distanciamento nas filas, porém, assim que orientados pelos agentes, os fornecedores procederam a adequação de imediato.
Procon-RJ Divulgação
Procon-RJ Divulgação