Mais Lidas

Denúncia aponta que Crivella sabia do loteamento dos contratos da Prefeitura em 2016

De acordo com o MPRJ, Rafael Alves fazia questão de deixar claro, desde antes das eleições, que seu apoio estava condicionado à promessa de enriquecimento futuro

Prefeito do Rio, Marcelo Crivella é preso. Na foto, Crivella deixa a Cidade da Polícia
Prefeito do Rio, Marcelo Crivella é preso. Na foto, Crivella deixa a Cidade da Polícia -
Rio - A denúncia apresentada pelo Ministério Público do Rio (MPRJ), que resultou na prisão do prefeito Marcelo Crivella e outros cinco envolvidos em um suposto "QG da Propina" na Prefeitura do Rio, mostra mensagens trocadas entre o empresário Rafael Alves e o marqueteiro Marcello Faulhaber e indica que Crivella sabia das tratativas de loteamento dos contratos da Prefeitura antes mesmo de sua eleição em 2016.
De acordo com o MPRJ, Rafael Alves fazia questão de deixar claro, desde antes das eleições, que seu apoio estava condicionado à promessa de enriquecimento futuro. "As claríssimas afirmações feitas por Rafael Alves mostram que a sua intenção ao "investir" na campanha eleitoral de Crivella era a futura obtenção de proveito econômico que pudesse derivar do uso da máquina pública da segunda maior cidade do país, bem como escancaram a prévia ciência e anuência do então candidato e atual prefeito Marcelo Crivella". Confira:
Conversa entre Rafael Alves e o marqueteiro Marcello Faulhaber - Reprodução
Conversa entre Rafael Alves e o marqueteiro Marcello FaulhaberReprodução
Conhecido em outras denúncias de corrupção, o empresário Arthur Soares, o Rei Arthur, é citado em uma das conversas entre Faulhaber e Alves. Nela, Rafael diz que "ele (Arthur) é o rei" e que "vai ser o príncipe". Já Faulhaber afirma que Arthur "vai investir mais" caso também participe da viagem até Miami para apresentá-los.
Conversa entre Rafael Alves e o marqueteiro Marcello Faulhaber - Reprodução
Conversa entre Rafael Alves e o marqueteiro Marcello FaulhaberReprodução
Ainda segundo o MPRJ, "as mensagens são extremamente claras e diretas, em especial aquelas que evidenciam a ciência de Marcelo Crivella" de tudo quanto ajustado pelo empresário e o marqueteiro. Ainda na mesma conversa, Rafael Alves faz questão de ressaltar que tudo deveria ser avisado à Crivella, o que conta com a imediata concordância de Faulhaber. A ciência do prefeito fica clara quando Alves encaminha uma selfie dentro de uma aeronave, no dia seguinte ao diálogo com Faulhaber. A foto conta com a seguinte legenda: Que Deus me ilumine", e Crivella responde: "Vai com Deus amigo!".
Conversa entre Rafael Alves e o prefeito Marcello Crivella - Reprodução
Conversa entre Rafael Alves e o prefeito Marcello CrivellaReprodução
"O denunciado Marcello Faulhaber concorreu eficazmente para a consumação delitiva uma vez que, agindo de forma livre e consciente (...) acompanhou Rafael Alves até Miami para apresentá-lo a Arthur Soares, com quem mantinha amigável relacionamento. Sua deliberada colaboração foi, portanto, imprescindível para viabilizar as tratativas que redundaram na solicitação, oferecimento e efetivo pagamento de vantagens indevidas relacionadas ao futuro governo de Marcelo Crivella", destaca o MPRJ.
Prefeito do Rio, Marcelo Crivella é preso. Na foto, Crivella deixa a Cidade da Polícia Estefan Radovicz
Conversa entre Rafael Alves e o marqueteiro Marcello Faulhaber Reprodução
Conversa entre Rafael Alves e o marqueteiro Marcello Faulhaber Reprodução
Conversa entre Rafael Alves e o prefeito Marcello Crivella Reprodução