Mais Lidas

'Não há qualquer omissão sobre desmatamento', diz governo Bolsonaro ao STF

Entretanto, Inpe revelou que devastação teve alta de 9,5% no último ano

Ministra do STF, Cármen Lúcia, cobrou explicações ao governo federal
Ministra do STF, Cármen Lúcia, cobrou explicações ao governo federal -
Brasília - Após a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, exigir explicações de Bolsonaro e Salles sobre medidas adotadas contra o desmatamento da Amazônia, o governo afirmou que não há "qualquer omissão federal" no combate à devastação da floresta.

A exigência da ministra foi feita após ação movida pelo partido Rede Sustentabilidade, que acusa Bolsonaro (sem partido) e o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, de omissão em coibir a devastação da Amazônia.

Segundo dados de novembro do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o desmatamento teve alta de 9,5% no último ano, atingindo a maior marca desde 2008. A devastação alcançou 11.088 km² - o equivalente a sete vezes a área da cidade de São Paulo.

No ofício enviado à corte, o governo Bolsonaro listou medidas que foram adotadas para reduzir o problema, como a criação do Conselho Nacional da Amazônia Legal, presidido pelo vice Hamilton Mourão, o uso das Forças Armadas na região, o decreto que proibiu queimadas por quatro meses e um levantamento de focos de incêndio junto aos Estados da Amazônia Legal.

No documento, o governo alega que a queda de multas ambientais é resultado da redução do número de servidores designados para atuar na fiscalização por motivo de aposentadoria.