Mais Lidas

Trigêmeos: irmãos juntos em casa com a família; José Gabriel teve alta hospitalar

Trio finalmente unido ao irmão mais velho na casa da família no distrito de Aré, em Itaperuna, no Noroeste Fluminense

José Gabriel finalmente está em casa com os irmãos gêmeos, José Antônio e José Miguel; foto publicada com autorização dos pais ao O Dia.
José Gabriel finalmente está em casa com os irmãos gêmeos, José Antônio e José Miguel; foto publicada com autorização dos pais ao O Dia. -
ITAPERUNA - A família dos trigêmeos idênticos moradores de Aré, distrito de Itaperuna, no Noroeste Fluminense, está completa em casa. José Gabriel, o recém-nascido que seguia internado por dezesseis dias, desde seu nascimento, teve alta do Hospital São José do Avaí nesta segunda-feira, 28. Dos três irmãos, apenas ele permanecia sob cuidados médicos na UTI Neonatal para obter peso após o parto prematuro com 35 semanas de gestação. De acordo com entrevista da mãe, Claudia Lucia Santos Paula, 23 anos, ao O Dia, o menino está com 1.970 kg e ganhou então 490g desde que nasceu. Ela também contou que o Natal deste ano não teve comemoração, mas que com certeza o réveillon será muito especial com todos os filhos em casa.
Escolha dos nomes - Em relação aos nomes, Claudia disse que no primeiro momento, ao descobrir a gravidez, seria chamado de José ou Maria, mas quando no pré-natal ela e o marido, Mateus Silva Araújo Oliveira, 24 anos, souberam que seriam dois meninos o casal decidiu optar por José Antônio e José Miguel. 
Descoberta da chegada do trio - Mateus, tímido, contou ao O Dia que a gestação tripla foi descoberta no fim da manhã do último dia 11, quando a esposa foi hospitalizada para a realização do parto. Uma ultrassonografia obstétrica, feita logo após a internação indicou a chegada dos três bebês. Com isso mais um nome escolhido, o de José Gabriel.
Doações - Justamente por estarem se preparando para a chegada de dois filhos, a família precisa ainda de doações tanto para os trigêmeos como para o filho mais velho que já usa roupas do tamanho de criança de 2 anos e o sapato número 22. O leite usado pelo trio é o Aptamil 1. Em relação aos móveis, um armário já teria sido encomendado por doação e estaria para ser entregue nos próximos dias. A mãe do bebês que é auxiliar de costura trabalha na confecção no distrito de Boa Ventura, localidade vizinha de onde mora; o pai, Mateus, é trabalhador rural, mas está desempregado e junto ao filho mais velho, Heytor, de 1 anos e um mês, a família vive em uma residência alugada. Claudia explica que nesta época do ano o marido fica sem opção de trabalho. "Geralmente só em março o Mateus consegue trabalho, fim de ano é mais difícil para quem trabalha como ele".
Ordem de nascimento - José Antônio foi o primeiro a nascer no dia 12 de dezembro, às 10h; já José Miguel às 10h01 e José Gabriel, foi o terceiro, nascendo às 10h03. A gravidez do trio pegou de surpresa a família. 

Histórico familiar de gestação múltipla simultânea - Claudia Lucia e Mateus possuem histórico de nascimentos múltiplos na família, ambos possuem primos gêmeos. No caso do casal, a gestação é considerada rara por serem bebês univitelinos, ou seja, idênticos e concebidos naturalmente sem inseminação artificial, ou seja, uma técnica de reprodução assistida em laboratório.

Doações em dinheiro podem ser feitas por depósito na conta da mãe dos meninos:
Caixa Econômica Federal
Conta Poupança
Claudia Lucia Santos de Paula
Agencia: 4642
Operação: 013
Conta: 2370-5
CPF: 167.146.247-51