Mais Lidas

Linha Verde apresenta balanço de denúncias de 2020 sobre Meio Ambiente

Delações recebidas no ano passado representam pouco mais de 16% de todas as informações chegadas à central do Disque Denúncia.

Projeto Linha Verde do Disque Denúncia
Projeto Linha Verde do Disque Denúncia -
Rio - O Linha Verde, programa do Disque Denúncia do Rio de Janeiro exclusivo para recebimento de informações sobre crimes ambientais, recebeu, em 2020, 14.498 denúncias sobre ilícitos cometidos contra o Meio Ambiente em todo o estado, o maior número já atingido pelo programa desde sua criação, em 2013, e um aumento de cerca de 18% se comparado a 2019. Ou seja, as denúncias recebidas no ano passado representam pouco mais de 16% de todas as informações chegadas à central do Disque Denúncia.

Somente no mês de janeiro, foram contabilizadas 1.555 denúncias sobre meio ambiente, sendo este o mês com maior incidência de informações, ao contrário de março, início da pandemia do novo coronavírus, quando o Linha Verde recebeu apenas 869 informações.

Com esses detalhes que são repassados pela população de forma anônima, o programa continua auxiliando a polícia no combate a esses ilícitos. Vale salientar que o Linha Verde recebe denúncias sobre queimadas, maus tratos contra animais, construções irregulares, caça e guarda de animais silvestres, fabricação e comercialização de cerol, linha chilena e balões, poluição das águas e do solo, extração irregular de árvores, extração mineral, desmatamento florestal, pesca irregular, desvio de curso, comércio ilegal de água, captação clandestina de água, despejo de esgoto clandestino, desperdício de água, rinhas de galo, carvoarias clandestinas, loteamento irregular, contaminação do solo, aterramento de rios e lagoas e lixo acumulado.

Fazendo uma análise sobre os tipos de assuntos denunciados ao Linha Verde, é possível constatar que “maus tratos contra animais” (6.272), “extração irregular de árvores” (1.765), “poluição do ar” (1.757), “desmatamento florestal” (1.738) e “construção irregular” (1.209) foram os mais recorrentes. Outro assunto muito denunciado durante todo o ano de 2020, com mais do que o dobro de informações de 2019, foi relacionado a utilização e comercialização de cerol e linha chilena. Sobre isso, o programa registrou 765 denúncias.

No que se refere à distribuição territorial dessas quase 15 mil denúncias, o Linha Verde também constatou que a população do município do Rio de Janeiro foi a que mais denúncias fez, com 6.451. Outras cidades que se destacaram no “ranking” foram: Nova Iguaçu (434), São Gonçalo (801), Niterói (768), Duque de Caxias (728), Petrópolis (589), Maricá (441), Angra dos Reis (347), São João de Meriti (305) e Belford Roxo (260).

Somente na cidade do Rio, os crimes ambientais denunciados foram, em grande parte, relacionados aos bairros da Zona Oeste, como Campo Grande, Jacarepaguá, Guaratiba e Taquara. As exceções são o Centro e a Ilha do Governador.

Vale ressaltar que o Linha Verde também recebeu e cadastrou denúncias relativas aos estados de São Paulo, Minas Gerais e Ceará. Outra constatação interessante se refere à quantidade de informações que vieram pelo aplicativo para celulares “Disque Denúncia RJ”, onde a população pode denunciar os crimes ambientais enviando fotos e vídeos, também com a garantia do anonimato. Por essa ferramenta, foram cadastradas 4.254 denúncias, sendo que a população das cidades do Rio de Janeiro e Petrópolis foram as que mais utilizaram o app para envio de informações sobre crimes contra o meio ambiente.

O Linha Verde solicita a população que continue denunciando ilícitos ambientais em todo o território fluminense por meio dos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local), 2253 1177 (capital), do aplicativo para celulares “Disque Denúncia RJ”, onde usuários com sistema operacional Android ou IOS podem denunciar anexando fotos e vídeos, também com a garantia do anonimato, ou então pela fanpage do Linha Verde no Facebook (facebook.com/linhaverdedd).