Mais Lidas

Rio das Ostras reestrutura acompanhamento de adolescentes em cumprimento socioeducativo em meio aberto

A equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social mantém as audiências on-line e os atendimentos foram espaçados de 15 em 15 dias

Ações do Creas com adolescentes em Liberdade Aberta estão acontecendo via remota
Ações do Creas com adolescentes em Liberdade Aberta estão acontecendo via remota -
Rio das Ostras - Por causa da pandemia, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas manteve as atividades remotas. A execução das medidas socioeducativas em meio aberto de adolescentes que estão em liberdade assistida ou de Prestação de Serviço à Comunidade – PSC não deixaram de acontecer durante a pandemia da Covid-19, mas precisaram passar por reformulação para manter o isolamento social.

Atualmente, a equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social mantém as audiências on-line e os atendimentos foram espaçados de 15 em 15 dias, lembrando que antes eram mantidos semanalmente. O acompanhamento em todas as demandas do adolescente e sua família é feito remotamente via telefone ou videoconferência. As ações socioeducativas precisaram ser suspensas, bem como encaminhamento para cursos profissionalizantes.

A medida socioeducativa tem cunho pedagógico, que proporciona reflexões sobre a realidade e a reconstrução de um novo projeto de vida. A Lei 8069/1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, considera adolescente aquele que tem entre 12 e 18 anos incompletos. Para aqueles que cometem ato infracional grave a lei estende como adolescente até os 21 anos.

"São anos atuando com esta demanda e tantos desafios ainda a superar. O momento pede serenidade e criatividade para nos reinventarmos e não perdermos mais os nossos adolescentes. Infelizmente romper com rótulos e preconceitos é o maior dos nossos desafios", disse Giselly Leão, coordenadora do Creas.