Mais Lidas

Reunião discute ampliação do Serviço de Abordagem Social em Volta Redonda

Encontro multissetorial, propôs entre outras questões, a implantação de programas para reinserção no mercado de trabalho

Reunião no auditório da prefeitura de Volta Redonda discute ampliação do Serviço de Abordagem Social
Reunião no auditório da prefeitura de Volta Redonda discute ampliação do Serviço de Abordagem Social -
Volta Redonda - A Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac) de Volta Redonda realizou nesta terça-feira, dia 12, uma reunião multissetorial para discutir a ampliação do Serviço Especializado em Abordagem Social. Algumas das propostas que surgiram durante o encontro foram: mapeamento das pessoas em situação de rua no município, a criação de protocolos de assistência, treinamento da equipe técnica, o reforço dos equipamentos e a implantação de programas de retomada da autonomia e reinserção no mercado de trabalho.
O secretário municipal de Ação Comunitária, Munir Francisco, recebeu, no auditório da prefeitura, os promotores de Justiça Leonardo Kataoka, Mariana Zampier, Mariah Soares da Paixão; o comandante da Guarda Municipal de Volta Redonda, João Batista; a coordenadora municipal de Prevenção às Drogas, Neuza Jordão; e o vereador Rodrigo Furtado.

Ainda estavam no encontro representantes das secretarias municipais de Saúde e de Políticas para Mulher, Idosos e Direitos Humanos, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Conselho Tutelar e da sociedade civil. Membros do Comitê Intersetorial para População em Situação de Rua participaram de forma virtual do evento.
Munir Francisco explicou que a reunião ampliada teve como objetivo traçar metas para assistência às pessoas em situação de rua e ampliar a parceria entre estas instituições.

“Conseguimos juntar vários atores com o mesmo objetivo”, disse o secretário, informando o resultado do início dos trabalhos de abordagem na primeira semana de janeiro. “Cadastramos 110 pessoas em situação de rua e identificamos que 80 são migrantes”.

O secretário ressaltou a importância da retomada de programas que garantam a essa população a recuperação da autonomia e a reinserção no mercado de trabalho.
“Estudamos a possibilidade de retornar com o projeto ‘SuperAção’, que previa bolsa aprendizagem para qualificação profissional para pessoas em situação de rua, entre outros”, falou Munir.
O promotor de Justiça, Leonardo Kataoka, reforçou a importância de coibir o agravamento da violência com o fortalecimento da rede de assistência.
“Cito a exploração do trabalho infantil como uma das preocupações”, falou, lembrando que há outras situações como casos de agressão e tráfico de drogas e que o setor de inteligência da Polícia Civil poderia atuar como parceiro. “É importante ressaltar o papel da Polícia Militar no patrulhamento ostensivo e da Guarda Municipal no apoio às equipes de abordagem e para resguardar o patrimônio público”, acrescentou o promotor.
O Serviço Especializado em Abordagem Social é ligado ao Deps (Departamento de Proteção Especial) da Smac, e promove busca ativa às pessoas em situação de rua, com objetivo de estabelecer vínculos de confiança para ingressarem na rede de proteção do município ou promover a reinserção familiar. A equipe formada por assistente social, psicólogo e educador social faz a identificação dessa população; o mapeamento de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil e exploração sexual; uso substâncias psicoativas; assim como outras incidências.
A Rede Municipal de Assistência Social de Volta Redonda conta com o Centro Pop, no Aterrado, onde as pessoas em situação de rua contam com alimentação, higiene pessoal, serviço de retirada de documentos, contato familiar, atendimento psicossocial, além de receberem encaminhamentos necessários à construção do Plano de Acompanhamento Individual ou Familiar.
Além do Centro Pop, Volta Redonda possui uma ampla rede de atendimento à população em situação de rua. O Serviço de Atendimento ao Migrante (SAM), por exemplo, que após o atendimento no Centro Pop oferta a concessão de passagem rodoviária aos usuários em trânsito. A unidade fica na Rodoviária Municipal, mas é necessário que todo e qualquer usuário seja atendido anteriormente pelo Centro Pop.
Já o Abrigo Municipal Seu Nadim, no bairro Nossa Senhora das Graças, é um espaço de acolhimento provisório para adultos munícipes em situação de rua, encaminhados pelo Centro Pop, a fim de resgatar os vínculos familiares, sociais e comunitários, assegurando a autonomia dos usuários. Para ingressar no abrigo, a Smac adotou um protocolo de saúde por conta da pandemia da covid-19. O usuário fará exames (raio-x do pulmão) e ficará um período em isolamento para tratamento e para evitar a propagação da doença, caso seja constatada tal necessidade.