Mais Lidas

Políticos comemoram aprovação das vacinas pela Anvisa; confira repercussão

Parlamentares ressaltaram a importância da ciência e parabenizaram o Instituto Butantan, Fiocruz e Anvisa

Doze senadores defendem a alternância de poder e pedem que o Supremo Tribunal Federal rejeite a possibilidade de reeleição dos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ)
Doze senadores defendem a alternância de poder e pedem que o Supremo Tribunal Federal rejeite a possibilidade de reeleição dos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) -
Após a aprovação das vacinas CoronaVac e Oxford/Astrazeneca para uso emergencial pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), políticos e autoridades se manifestaram nas redes sociais comemorando a liberação. Entre eles, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia e do Senado, David Alcolumbre.
Maia disse que a data deste domingo entra pra história. "Venceu a ciência, finalmente teremos as primeiras vacinas disponíveis à população brasileira e milhares de vidas serão salvas. A Anvisa cumpriu seu papel de agência do Estado", disse ele. 
Ele, ainda, ressaltou que o Brasil ainda responde por 10% das mortes pela covid no mundo, o que afirma ser inaceitável. Maia finaliza a mensagem parabenizando todos os profissionais de saúde envolvidos e ainda o empenho do governador de São Paulo, João Doria (PSDB). "E que venham outras vacinas! #vemvacina", disse ele. 
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, comemorou e disse que o Brasil se une em esperança. "A vacina é uma realidade, apesar do governo Bolsonaro. Esta percepção é inexorável e servirá não somente para combater a pandemia, mas também para combater o ódio e a desinformação que vinham nos separando como nação. Isso sim é Dia D!", disse ele.
O ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, enalteceu a ciência e São Paulo. "A vida tem pressa. Parabéns São Paulo. Xô trevas. Xô negacionismo. Xô charlatões. A luz da CIENCIA chegando via Butantan e Fiocruz!", afirmou.
Ministros de Supremo Tribunal Federal também usaram as redes sociais para comemorar a aprovação. Gilmar Mendes lembrou que, em meio a uma semana tão dura, se referindo ao caos de Manaus pela falta de oxigênio, a aprovação é um alento. "Parabenizo todos os profissionais envolvidos e a ANVISA pela seriedade e rapidez nesse trabalho. Devem agora os governantes estar à altura do desafio de imunizar toda a população. #VacinaJa.", afirmou ele.
Já Alexandre de Moraes disse que a esperança se agiganta no Brasil. "Parabéns a ANVISA, pela rápida e histórica decisão e ao competente trabalho realizado pelo BUTANTAN e FIOCRUZ. Acreditar na ciência é o único caminho sério no combate à pandemia”, disse. 
Os candidatos à presidência da Câmara dos Deputados também comentaram. Segundo o deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP), os aplausos devem ir aos cientistas e profissionais de saúde que tornaram a vacina possível. "Em meio a tanto negacionismo, vocês são esperança. Vamos vacinar a população e vencer o coronavírus", afirmou. 
O parlamentar Arthur Lira (PP-AL) disse que "agora sim é hora de cobrar um plano apurado de imunização nacional". Ele afirmou que vacina é direito de todos. "Hora de um só Brasil, de norte a sul, para começarmos a virar a página da pandemia", escreveu.