Mais Lidas

Mais de 50 animais regatados foram recebidos no Zoo de Volta Redonda no mês de janeiro

Alguns desses animais já foram devolvidos para a natureza e outros permanecem em tratamento na unidade

Zoo de VR realiza tratamento/reabilitação de animais resgatados
Zoo de VR realiza tratamento/reabilitação de animais resgatados -
Volta Redonda - O Zoológico de Volta Redonda realizou um levantamento dos animais que foram recebidos no último mês de janeiro. De acordo com o relatório, o local recebeu 51 animais, sendo que 39 foram resgatados por instituições, como: Corpo de Bombeiros e guardas ambientais. Os outros 12 foram por doação feita pela própria população que, ao encontrá-los feridos ou vulneráveis procurou o Zoo em busca de ajuda.
Dos resgatados, 12 já foram devolvidos para a natureza, 31 permanecem em tratamento/reabilitação nas dependências do Zoo e oito não resistiram. O biólogo do Zoo, Almir Folly, esclareceu que foram em sua maioria aves: ararinhas e passarinhos, mamíferos: saguis e gambás e répteis: jabutis e serpentes.
“O nosso intuito é sempre devolver os animais para a natureza. Aqueles que já foram soltos são animais de retorno imediato. Eles estão bem, precisam de uma atenção mínima e já podem voltar. Foram algumas aves como o perequitão-maracanã, passarinhos e filhotes de gambá”, explicou.
Ainda segundo o biólogo, as áreas escolhidas para a soltura são definidas junto aos órgãos ambientais.
“São áreas onde já existia a ocorrência da espécie, que possuam capacidade de absorver mais indivíduos e que não haja o risco do conflito entre animais e pessoas”, disse.
Os animais que não têm condições de voltar à natureza permanecem no Zoo. As causas da impossibilidade da reinserção são variadas, podendo ser sequelas físicas ou psicológicas, principalmente por maus-tratos ou pela dependência de seres humanos. Em caso de necessidade de captura de animal, a guarda ambiental pode ser acionada pelo telefone: 156.