Mais Lidas

Covid pode ter surgido em outro lugar antes da China, diz OMS

Wuhan é considerada o marco zero da pandemia por ter registrado os primeiros casos de coronavírus no fim de 2019

Coronavírus
Coronavírus -
Rio - Após concluir que a teoria de que o vírus da covid-19 foi gerado em um laboratório chinês é "extremamente improvável", a Organização Mundial da Saúde (OMS) trabalha com a possibilidade do vírus ter surgido em outro local antes de ter aparecido em Wuhan.
No momento, as hipóteses mais consideradas são as de que o vírus possa ter se transmitido de algum animal para a espécie humana, a da introdução por meio de um hospedeiro intermediário e a de uma contaminação por meio da cadeia de transporte e armazenamento de alimentos congelados, que é a hipótese defendida pela China.
Wuhan é considerada o marco zero da pandemia por ter registrado os primeiros casos de coronavírus no fim de 2019. Desde então, a pandemia matou mais de 2,32 milhões de pessoas no planeta e infectou 106,4 milhões.
"Não há evidências suficientes (...) para determinar se o Sars-Cov-2 se propagou em Wuhan antes de dezembro de 2019", disse Liang Wannian, chefe da equipe de cientistas chineses, que também integram a missão.
A missão da OMS é considerada extremamente importante para a luta contra epidemias futuras, mas teve dificuldades para acontecer porque a China relutou em permitir a entrada no país de especialistas internacionais de diferentes áreas, que incluíram, entre outras, epidemiologia e zoologia.
A OMS já havia alertado que seria necessário ter muita paciência para encontrar respostas.
Ao mesmo tempo, a esperança está nas vacinas. Mais de 135 milhões de doses foram aplicadas em todo o mundo, segundo um balanço atualizado da AFP nesta terça-feira, com base em fontes oficiais.
* Com informações da AFP