Mais Lidas

MPRJ denuncia PMs pela execução de jovens de Belford Roxo

Júlio Cesar e Jorge Luís responderão pelos homícios qualificados de Jhordan Luiz, 17, e Edson, 20

Câmeras de segurança mostraram abordagem violenta de PMs, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense
Câmeras de segurança mostraram abordagem violenta de PMs, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense -
Rio - O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro denunciou os policiais militares Julio Cesar Ferreira dos Santos e Jorge Luiz Custodio da Costa pelo homicídio qualificado de dois jovens, no mês de dezembro do ano passado, em Belford Roxo. 
A denúncia foi feita por meio da 1ª Promotoria de Justiça Criminal de Belford Roxo pelo crime ocorrido no dia 12 daquele mês. Nesse dia, Jhordan Luiz de Oliveira Natividade, de 17 anos, e Edson de Souza Arquinez Júnior, 20, foram abordados pelos PMs enquanto andavam de moto no bairro de Vila Medeiros. Um dos militares atirou contra os jovens.
Os corpos dos rapazes foram encontrados na Estrada de Xerém, no bairro de Babi, em Belford Roxo, após terem sofrido uma morte violenta, segundo investigações preliminares. Edson foi ferido por três tiros, um nas costas e dois na região do abdômen, enquanto Jhordan Luiz foi encontrado com um ferimento por tiro na sobrancelha.
As imagens de duas câmeras de segurança que flagraram o momento da abordagem, o monitoramento do deslocamento da viatura e os telefones celulares dos suspeitos foram analisados pela Divisão de Evidências Digitais e Tecnologia (DEDIT) e pela Divisão Especial de Inteligência Cibernética (DEIC) da Coordenadoria de Segurança e Inteligência - CSI/MPRJ.
"Os denunciados Julio Cesar e Jorge Luiz empregaram recurso que impossibilitou a defesa, conduzindo [as vítimas], já subjugadas, para serem executadas", diz um trecho da denúncia, que também será encaminhada à auditoria da Justiça Militar, para que se adotem as medidas adequadas aos crimes militares praticados pelos policiais.