Mais Lidas

Carnaval: Coordenadoria de Prevenção às Drogas de Volta Redonda faz alerta sobre consumo de álcool

Preocupação é com as festas em casa

Coordenadoria de Prevenção às Drogas de Volta Redonda alerta para consumo de álcool no período do Carnaval
Coordenadoria de Prevenção às Drogas de Volta Redonda alerta para consumo de álcool no período do Carnaval -
Volta Redonda - A Coordenadoria Municipal de Prevenção às Drogas (CMPD) de Volta Redonda fez um alerta sobre o consumo de bebidas alcoólicas durante o feriado do Carnaval. Neste ano, devido à pandemia da covid-19, as festas na rua ou em espaços de eventos estão proibidas e a preocupação da CMPD é com os eventos que irão acontecer em família.
Segundo a coordenadora municipal de Prevenção às Drogas, Neuza Jordão, o perigo está relacionado, especialmente com o consumo de bebidas alcoólicas, na frente das crianças e adolescentes.
“É preciso ter cuidado nas festas em família com este público e ainda com os dependentes e mulheres grávidas. Pessoas que são especialmente afetadas”, disse Neuza.
Ainda de acordo com Neuza Jordão, é necessário ter consciência de que o uso abusivo de álcool é um transtorno que pode causar problemas de saúde emocionais, psiquiátricas e físicos, como doenças hepáticas e a síndrome alcoólica fetal no caso das gestantes.
“Vamos fazer a festa, nos fantasiar, entrar no clima do Carnaval entendendo que a alegria do momento não depende do consumo de álcool”, ressaltou Neuza.
A coordenadora da CMPD, também informou que há registros de aumento do consumo de álcool, durante a pandemia, principalmente entre as mulheres e idosos. Em consequência disso, também cresceu o número de casos de depressão e síndrome do pânico.
“O problema gera um círculo vicioso. A pessoa se sente deprimida e aumenta o consumo de bebidas alcoólicas que acaba piorando o quadro”, disse.
Outro alerta da CMPD, destaca a Lei Federal nº 13.106/2015 que criminaliza a venda e o ato de servir bebidas alcoólicas a menores de idade. A lei reforça a proibição já prevista pelo ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) criado em 1990.