Mais Lidas

Rio registra quase 6 mil novos casos de coronavírus em 24 horas

Estado ultrapassou 545 mil casos confirmados e tem mais de 30 mil mortes por covid-19

Rio de Janeiro registra quase 6 mil novos casos de covid-19.
Rio de Janeiro registra quase 6 mil novos casos de covid-19. -
Rio - A Secretaria de Estado de Saúde do Rio (SES) registrou, até esta quarta-feira (10), 547.081 casos confirmados e 30.950 óbitos por covid-19 no estado. Nas últimas 24h, foram contabilizadas 158 mortes e 5.985 novos casos da doença, Segundo o painel de controle do coronavírus.
Entre os casos confirmados, 511.816 pacientes se recuperaram da covid-19. De acordo com a pasta, a taxa de ocupação de Unidades de Terapia intensiva (UTI) é de 59%. Já a taxa de ocupação nos leitos de enfermaria é de 44,2%.
Mudança na contagem de óbitos
A Prefeitura do Rio mudou o método de divulgação das mortes por covid-19 no município. Inicialmente, os dados eram contabilizados pelo dia do registro no sistema, agora, são divulgados no painel de acordo com a data da morte.
Como muitas vezes as mortes são registradas com dias ou semanas de atraso, os dados ficam defasados e apresentam uma falsa redução.
Em nota, a Prefeitura informou que a nova versão do painel busca apresentar dados de mais fácil entendimento e indicadores de maior importância e que os dados removidos eram imprecisos do ponto de vista epidemiológico, pois não refletiam de fato a distribuição da mortalidade ao longo do tempo.
"Defendemos que a melhor forma de registro é pela data em que o óbito ocorreu. Porque se houver alguma morte nos meses de outubro e novembro, que ainda esteja sendo investigada e só depois entrar no sistema, vai ser contabilizada no mês em que ocorreu, não na data em que foi registrada", justificou o secretário municipal de Saúde do Rio, Daniel Soranz, em entrevista ao vivo do Bom Dia Rio.