Mais Lidas

Procura por ivermectina aumentou em 5.300% em 2020

Relatório da Plataforma Consulta Remédio aponta quase 700 mil buscas na cidade do Rio de Janeiro

Conselho Federal de Farmacêuticos reforça que não há evidência significativa de eficácia da Ivermectina em pacientes com a covid-19.
Conselho Federal de Farmacêuticos reforça que não há evidência significativa de eficácia da Ivermectina em pacientes com a covid-19. -
Rio - O Portal Consulta Remédios registrou 686.425 buscas por ivermectina por habitantes da cidade do Rio de Janeiro no ano de 2020, representando um aumento de 5.313,00% em relação a 2019. O remédio foi o mais procurado do ano, seguido pela azitromicina, com 276.892 buscas, e pela hidroxicloroquina, que teve 211.768 buscas, aumentando suas buscas em 7.000%. Os medicamentos não têm eficácia comprovada no tratamento contra a covid-19.
Segundo o relatório, também houveram aumentos consideráveis no estado do Rio, como um todo. Foi contabilizado quase 1,2 milhão de buscas pela Ivermectina, novamente estando em primeiro lugar e seguida pela azitromicina e hidroxicloroquina. Este último medicamento obteve um aumento de 7.650,30% em suas buscas, em comparação com as buscas de 2019.
De acordo com a farmacêutica responsável pelo Consulta Remédios, Francielle Mathias, o aumento nas buscas por esses remédios está diretamente ligado ao interesse das pessoas pelos supostos tratamentos para o coronovírus. Além disso, Francielle também relaciona o crescimento com a facilidade de se pesquisar a composição e comprar esses medicamentos de forma online.
Em nota, a Consulta Remédios destaca que a ivermectina passou a ser ainda mais requisitada por ter sua venda liberada de forma remota. Os demais medicamentos relacionados à covid-19 não apresentam essa mesma possibilidade e, por isso, tiveram um aumento expressivo nas buscas, mas não em suas vendas.
"O aumento da aquisição de ivermectina foi observado porque a azitromicina e a hidroxicloroquina, por exemplo, pertencem a portarias de medicamentos controlados, em que no caso a venda não é permitida de forma online. Já a ivermectina, que alternou em ser controlada e depois liberada, passou a ser mais procurada desta forma, tornando-se o medicamento com o maior número de aquisições em 2020", explica a farmacêutica.

A pandemia também trouxe um representativo aumento de novos usuários e vendas online. "O marketplace do Consulta Remédios que iniciou no segundo semestre de 2019 recebia em torno de 15 pedidos por dia, passou a receber mais de 100, sendo que diariamente também atingiram uma média de 2.500 redirecionamentos para o e-commerce de farmácias do Brasil. Hoje, a plataforma possui mais 120 milhões de usuários únicos, e a cada dia supera a marca de buscas e vendas", conta a farmacêutica responsável.
O Consulta Remédios é um portal do varejo farmacêutico do Brasil que registra consultas e intenções de compras de medicamentos, contando com 120 milhões de usuários únicos em seu banco de dados. O relatório produzido pelo site considera buscas por informações sobre o medicamento, pela bula e até por disponibilidade nas farmácias cadastradas ou pelo preço. Além disso, o site contabiliza intenções de compras, isto é, cliques para finalização da venda redirecionando para o site das farmácias cadastradas.