Mais Lidas

Governo de SP lança projeto para avaliar imunização em massa

No município de Serrana, 30 mil pessoas receberão as duas doses da vacina Coronavac, independentemente de pertencerem aos grupos prioritários; entenda o estudo

Estudo vai analisar a capacidade da vacina Coronavac de reduzir a transmissão da covid-19
Estudo vai analisar a capacidade da vacina Coronavac de reduzir a transmissão da covid-19 -
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), lançou nesta quarta-feira (17) no município de Serrana (SP) o "Projeto S", estudo encabeçado pelo Instituto Butantan para analisar a capacidade da vacina Coronavac de reduzir a transmissão do novo coronavírus. Dos cerca de 45 mil habitantes do município do interior paulista, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 30 mil receberão as duas doses do imunizante, independentemente de pertencerem aos grupos prioritários.

"Este é um estudo inédito. É o primeiro estudo no mundo de imunização plena de uma comunidade, de uma cidade, com 30 mil pessoas que serão vacinadas. É a totalidade daqueles que podem ser vacinados", disse Doria durante entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira. Segundo esclareceu, não participam do estudo os menores de 18 anos, grávidas, lactantes e os que não podem tomar a vacina por recomendação médica.

Doria esteve acompanhado do secretário estadual de Saúde, Jean Carlo Gorinchteyn, e do diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas. Conforme havia informado Covas na última semana, o município foi escolhido pelo número de habitantes, proximidade com centros de pesquisas e taxa de transmissão elevada do vírus. Serrana fica a menos de 25 km do centro de Ribeirão Preto, município onde funcionam centro de pesquisa e hospitais estaduais.